Youtube Ads: como criar um anúncio


Por ser um formato de conteúdo eficaz, popular e muito abrangente, os Youtube Ads têm um papel fundamental em qualquer estratégia de marketing de uma empresa. Neste artigo, descubra como criar um anúncio de vídeo do Youtube, quais os tipos de anúncios existentes e as suas vantagens.

O Youtube é a plataforma de vídeos preferida dos consumidores, segundo o Relatório do Digital em Portugal para 2022. De acordo com dados da SemRush (plataforma especialista na gestão de presença digital), o Youtube aparece em sétimo na lista de pesquisas feitas em Portugal e em terceiro como o site mais visitado.

Também, de acordo com o mesmo relatório, “o alcance dos anúncios no Youtube no início de 2022 era de 71,6% da população portuguesa, o que representa 84,3% do total dos utilizadores da internet”. Quer isso dizer, que os anúncios no YouTube são uma oportunidade única de alcançar a audiência desejada, de forma simples e eficaz.

Mas, afinal, como se cria uma campanha de YouTube Ads? Quais os tipos de anúncios disponíveis e as vantagens de anunciar no Youtube? Descubra tudo isto e muito mais, abaixo.

5 razões para anunciar no Youtube

1. Alto potencial de alcance

De acordo com o relatório sobre o digital em Portugal já mencionado, e com base em dados divulgados em novembro de 2021 pela SemRush, o Youtube é o terceiro site mais visitado em Portugal, com cerca de 42.2 milhões de acessos por mês. Quer isso dizer que, ao anunciar no Youtube, não só consegue ter um grande potencial de alcance, como atrair diferentes tipos de públicos.

2. Segmentação refinada

A grande variedade de formatos de vídeos e as opções de segmentação disponíveis, como dados demográficos e interesses, permitem alcançar públicos-alvo específicos ou de nicho com base na respetiva identidade, nos interesses e no conteúdo que visualizam.

3. Qualidade dos anúncios

Dado que todos os anúncios têm de estar em conformidade com as Políticas de Publicidade da Google, a qualidade dos mesmos é representativa de melhores oportunidades para alcançar os clientes e aumentar o desempenho da empresa.

4. Controlo do orçamento

Tem uma ótima relação custo-benefício, pois o orçamento da campanha é investido em pessoas com alto poder de conversão.

5. Medição dos resultados

A publicidade no YouTube é mensurável, ao contrário da publicidade televisiva. O YouTube permite acompanhar visualizações, custos, informações sobre os visitantes, tempo médio de visualização, entre outros.

Que tipos de anúncios existem no Youtube?

As campanhas de vídeo surgem numa vasta variedade de formatos e são exibidas no YouTube e em sites de video partners do Google. O conteúdo dos anúncios de vídeo tem de estar alojado no Youtube, mesmo que este apenas seja apresentado em websites ou nos video partners.

Existem seis tipos de formatos de anúncios de vídeo disponíveis, sendo que apenas cinco são exibidos no Youtube. Vejamos então as opções que tem disponíveis:

Anúncios in-stream ignoráveis

  • Os anúncios são reproduzidos antes, durante ou depois de outros vídeos e, após 5 segundos, o visitante tem a opção de os ignorar.

  • Apresenta CPV (Custo por Visualização), ou seja, o anunciante paga quando o utilizador vê 30 segundos do vídeo ou a sua totalidade, caso seja inferior a 30 segundos ou, ainda, quando interage com o vídeo. Se optar pelas estratégias de CPM (Custo por mil impressões) ou CPA (Custo por Ação), o pagamento será feito com base nas impressões, isto é, por cada mil vezes que o anúncio é exibido. Saiba mais sobre estes métodos de cobrança neste artigo. A alteração do método de cobrança apenas está disponível no modo especialista. 

  • Este tipo de anúncio funciona bem para vendas, angariação de leads, encaminhamento de tráfego para um site, reconhecimento de marca ou consideração de produto.

Anúncios in-stream não ignoráveis

  • Podem ter duração de até 15 segundos e são reproduzidos antes, durante ou depois de outros vídeos, não existindo a possibilidade de ignorar o anúncio.

  • Estes anúncios são pagos por cada mil vezes que o anúncio é exibido (CPM). Um anúncio é contabilizado como tendo sido visto quando é reproduzido continuamente durante pelo menos 2 segundos, no caso dos anúncios de vídeo.

  • É um tipo de ad que funciona bem para aumentar o alcance e a notoriedade da marca, já que o consumidor assiste à mensagem na sua totalidade. 

Anúncios de vídeo in‑feed

  • Antes denominados por anúncios de video discovery.

  • Embora o tamanho e a aparência variem de acordo com o local em que aparecem, geralmente, os anúncios de vídeo in-feed incluem uma miniatura de imagem, um título e até 2 linhas de texto. Ao interagir com a miniatura, o vídeo é reproduzido na página de visualização ou na página inicial do canal do YouTube.

  • Este formato de anúncio é exibido nos resultados de pesquisa do Youtube, junto a vídeos relacionados com o tema e na página inicial do Youtube, em dispositivos móveis. 

  • O pagamento é feito de acordo com o número de cliques efetuados na miniatura (CPC) para verem o anúncio. 

  • Adequado para difusão do produto e da marca. 

Anúncios breves

  • Anúncios com 6 segundos ou menos, que não podem ser ignorados pelo visitante, reproduzidos antes, durante ou depois de outro vídeo.

  • O método de cobrança é o CPM

  • Ideais para alcançar os visitantes de forma mais ampla através de uma mensagem curta, clara, objetiva e atraente. O objetivo é aumentar a notoriedade da marca e levá-la a mais pessoas. 

Anúncios de masthead

  • Forma de apresentar um negócio, produto ou serviço localizado na parte superior da página inicial do Youtube, num formato de anúncio nativo. Pode fazer um teste de anúncio masthead aqui.

  • Funciona para TV, computador e dispositivos móveis. Como é exibido automaticamente com o som desativado, deve ser visualmente atrativo, de forma a incentivar o utilizador a assistir com o som ligado.

  • Por ser uma posição de destaque para os anunciantes, é o formato certo para quem pretende aumentar a notoriedade de um novo produto ou serviço, ou alcançar um público-alvo muito vasto num curto período de tempo. Os anúncios de masthead só estão disponíveis com base em reservas através de um representante de vendas da Google.

  • Dado que os anúncios de masthead só estão disponíveis por reserva, a cobrança é efetuada com base no custo por mil impressões (CPM). 

Como criar uma campanha de Youtube Ads

No Modo Inteligente:

  1. Aceda ao Google Ads e inicie sessão na sua conta Google ou crie uma nova, caso não tenha ou pretenda usar um endereço de e-mail diferente.

  2. Selecione o objetivo da sua campanha. Neste caso, terá que selecionar a opção “Obtenha mais visualizações e interações no Youtube”. Clique em “Seguinte”.

  3. Selecione uma das seguintes opções:

    a) “Gerar visualizações de vídeos e tráfego para um Website” - para criar anúncios ignoráveis, não ignoráveis ou breves.

    b) “Gerar visualizações de vídeos e interações com o seu canal” - para anúncios de vídeo in-feed.

  4. Independentemente da opção selecionada, ser-lhe-á pedido que pesquise ou introduza o endereço do vídeo pretendido. Se o seu vídeo ainda não estiver alojado no Youtube, tem a possibilidade de aceder ao Youtube Studio, a partir desta mesma página, e fazer o upload. 

  5. Se optar pela primeira opção (3.a), após definir qual o vídeo a utilizar, terá que inserir o url da página de destino, isto é, para onde os utilizadores serão encaminhados após clicar no anúncio e clicar em “Seguinte”. Se escolher a segunda opção (3.b), terá que escrever um título e duas linhas de texto e clicar em “Seguinte”.

Nota: Para utilizar funcionalidades avançadas como a segmentação por palavra-chave ou a segmentação por posicionamento, é necessário mudar para o modo especialista.

  1. Em seguida, escolha as localizações e os idiomas da audiência que pretende alcançar. À medida que for acrescentando locais e idiomas, verá uma estimativa do desempenho semanal, na coluna do lado direito. Clique em “Seguinte”.

  2. Selecione a faixa etária, género e estatuto parental. Clique em “Seguinte”.

  3. Escolha uma das duas opções de segmentação por interesse que lhe aparecem:

    1. "Manter os interesses o mais genéricos possível".

    2. "Alcance pessoas com os interesses específicos selecionados abaixo".

Se escolher esta segunda opção, terá que selecionar todos os interesses que lhe pareçam pertinentes. Clique em “Seguinte”.

  1. Defina o valor diário que pretende gastar com a sua campanha. Dependendo do tipo de anúncio de vídeo definido no passo 3, o pagamento poderá ser por clique ou por visualização. Avance ao clicar em “Seguinte”.

  2. Reveja o anúncio e confirme se tudo está como pretendido, antes de continuar.

  3. Configure as suas informações de faturação e pagamento. Clique em “Enviar” e aguarde aprovação. 

Se for um especialista de marketing digital ou estiver confortável na utilização do Google Ads, pode ativar o modo especialista logo no segundo passo.


Depois de ver a sua empresa crescer, através de campanhas de vídeo no Youtube, e para que a faturação não seja um obstáculo ao desenvolvimento de uma boa estratégia digital, conte com o InvoiceXpress.

O InvoiceXpress é um programa de faturação intuitivo e sem contratos de fidelização, certificado pela Autoridade Tributária, e destinado a empresas, profissionais independentes, lojas online e freelancers, que permite a integração direta com a sua loja online, tornando tudo muito mais simples, automático e prático para si. Experimente grátis.


Magda Santos

Profissional de Marketing Digital com foco em SEO, apaixonada por viagens, escrita, livros e fotografia. Navega pelo universo digital, enquanto explora diferentes lugares do mundo. O melhor capítulo da sua jornada de vida é o que se vai desenrolando ao lado da filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!