TikTok: como aproveitar o seu potencial para vender


O TikTok é uma das apps mais utilizadas do momento e tem uma excelente taxa de interação. Descubra se esta é a rede social ideal para aumentar as suas vendas.

De um modo geral, as redes sociais que promovem a interação social enquanto entretém atraem mais utilizadores. E esta é uma afirmação que tomou particular destaque durante a quarentena, em que as pessoas, estando em isolamento social, sentiram necessidade de conviver.

Pelas suas características específicas, o TikTok foi a rede social que mais cresceu durante a pandemia. Através de vídeos curtos, as pessoas podiam partilhar a sua rotina, participar em trends e coreografias, fazer dobragens, vídeos de teor humorístico, entre outras atividades que, de certa forma, aproximavam as pessoas.

A pouco e pouco, do mesmo modo que aconteceu com outras plataformas sociais, o TikTok tornou-se, também, um forte candidato a canal de vendas.

No entanto, para tirar proveito do TikTok e utilizá-lo em estratégias de marketing, necessita de compreender como funciona a plataforma. Por isso, descubra as suas particularidades, neste artigo.

TikTok: o que é e como surgiu?

O TikTok é uma plataforma que permite criar, editar e partilhar vídeos, da sua autoria ou em modo lip sync (sincronia labial), com um máximo de 3 minutos de duração, para vídeos do feed. Dadas as suas características, o TikTok não é apenas uma plataforma de música, mas antes uma rede social, cuja proposta de valor se centra em dar espaço à brincadeira e criatividade na produção de conteúdos informativos, educativos e de entretenimento.

O TikTok, como é conhecido atualmente, surgiu em 2017, após a fusão de duas apps semelhantes. O Music.ly, que apareceu no ano de 2014 e as pessoas utilizavam para publicar vídeos de música em formato de playback. E o Douyin, uma plataforma muito parecida, pertencente à empresa ByteDance, que comprou o Music.ly e lhe adicionou novas funcionalidades. Desta forma, levou a que o TikTok se tornasse uma rede social capaz de competir com as já existentes.

Não só foi capaz de competir, como cresceu de tal forma que os concorrentes tiveram que adicionar novos recursos às suas redes sociais, numa tentativa de se assemelharem às publicações do TikTok.

Um dos motivos para a plataforma ter crescido tão rapidamente prende-se com o processo de transição. O Music.ly já trazia utilizadores consigo, que perceberam que apenas o nome e os recursos tinham mudado.

Outra das razões, é o facto de ter um apelo à viralização. As danças sincronizadas e de coreografia simples, modelos de transição criativos, possibilidade de imitar famosos, entre outros, tornaram a app muito atrativa para o público jovem.

Para além disso, com a pandemia, o número de downloads disparou, pois as pessoas, em isolamento, procuraram novas maneiras de interagir com os outros e de ocuparem o tempo.

TikTok: o que caracteriza a plataforma?

O cerne do TikTok é, sem sombra de dúvidas, a criação de vídeos. Por isso, a plataforma disponibiliza recursos diversificados de edição, tais como:

  • Filtros: para modificar as cores, o fundo ou mesmo a sua aparência;

  • Efeitos: tal como os filtros, os efeitos são elementos de realidade aumentada, que acrescentam informação ao cenário real, criando, assim, vídeos mais divertidos e imersivos;

  • Músicas: pode escolher a música que deseja, seguir trends ou fazer upload dos sons que pretende adicionar aos seus vídeos;

  • Velocidade: acelere ou desacelere os vídeos, para dar ênfases diferentes a conteúdos distintos;

  • Costurar: permite acrescentar uma versão própria no final do vídeo original de outros utilizadores da rede social.

  • Dueto: divide a tela a meio, para que o utilizador possa gravar em simultâneo a sua reação, imitação ou nova versão. 

No entanto, a app também permite a rentabilização dos conteúdos. Apesar de nem todos os formatos de monetização estarem disponíveis em Portugal, como é o caso do TikTok Creator Fund, existem outros que podem ser usados, como os anúncios e o envio de "presentes".

À semelhança de outras redes sociais, pode adicionar hashtags e uma descrição ao vídeo, partilhá-lo por mensagem, manter o seu perfil público ou privado e disponibilizar ou bloquear as funcionalidades de costura e dueto. A sua proximidade com o conceito de plataforma social abriu espaço às mensagens diretas, para que possa comunicar, facilmente, com outros utilizadores.

O feed denomina-se “For You” e apresenta vídeos com base na sua atividade, interação e pesquisas na app.

Dicas para impulsionar as vendas pelo TikTok de forma orgânica

No universo TikTok, mais importante do que criar vídeos muito produzidos, é ser autêntico e apostar em conteúdos que criem uma conexão genuína.

Acredita-se que o algoritmo do TikTok tenta ser justo, já que qualquer criador pode ter os seus vídeos dinamizados, mesmo que esteja a começar e tenha poucos seguidores.

Para lhe dar uma ajuda extra, coloque em prática as dicas abaixo:

  • Conheça bem o seu público, de forma a entregar conteúdos pertinentes.

  • Analise quais são os seus vídeos mais populares e qual a interação dos seguidores com eles. A partir daí, saberá quais os formatos que fazem sentido replicar.

  • O TikTok é como uma grande comunidade de criadores, portanto, cooperar com outros criadores ajudá-lo-á a alcançar um público maior.

  • Siga, comente e interaja com os vídeos de outros utilizadores.

  • Publique regularmente. Não tem que o fazer todos os dias, mas o próprio TikTok recomenda entre três a cinco vídeos semanais para um crescimento contínuo.

  • Marque os utilizadores em desafios, especialmente, se tiverem sido iniciados pela sua marca. Esta é uma das melhores formas de tornar um conteúdo viral.

  • Crie vídeos divertidos, que mostrem o dia a dia da sua empresa, o processo de conceção ou de vendas, de que forma o seu produto ou serviço pode ser utilizado, etc. Mesmo que o objetivo do vídeo seja passar conteúdo educativo, não o faça de forma séria e maçadora, mas antes com um tom recreativo.

  • Uma excelente estratégia para angariar seguidores é realizar uma Live. Além de as pessoas receberem uma notificação de que está em direto, numa transmissão ao vivo consegue interagir em tempo real com o público, o que gera conexão e notoriedade.

  • Os utilizadores passam à frente vídeos que não são claros na sua intenção logo nos primeiros 5 a 10 segundos. Por isso, para além de uma entrada apelativa, o vídeo deve ser acompanhado de uma descrição que desperte a curiosidade.

Anúncios do TikTok: investir ou não investir?

Em vez de ter os diversos recursos de marketing espalhados pela plataforma, o TikTok reuniu todas as soluções de marketing num só lugar - o TikTok For Business. É aqui, também, que tem acesso ao gestor de anúncios.

Embora o TikTok Ad Manager permita anunciar numa série de outros parceiros, cujos formatos incluem o uso de imagens, em Portugal e a anunciar para Portugal, o TikTok disponibiliza unicamente anúncios de vídeo in-feed.

Os anúncios in-feed aparecem na aba “For You” e cobrem os vários objetivos disponíveis, dado que incluem um call-to-action (CTA), que os direcionará para o efeito pretendido.

Então, como saber se deve investir?

  • Em primeiro lugar, o TikTok é um fenómeno, que cresceu abruptamente em 2021 e terá mantido a tendência de crescimento em 2022, apresentando, portanto, um público vasto.

  • Além de vasto, é um público bem segmentado, com ênfase na faixa etária dos 16 aos 24 anos e, secundariamente, dos 25 aos 30, mostrando potencial para marcas com foco nestas idades.

  • Uma das características que sobressai no TikTok é o engagement dos utilizadores. Por ter uma taxa de interação elevada, apresenta uma grande probabilidade de tornar um conteúdo viral, levando uma marca ou produto mais longe.

  • É uma plataforma simples, divertida e interativa, que não requer investimentos avultados para que se crie conteúdo. 

  • Dada a leveza dos conteúdos e a sua facilidade de consumo, o TikTok é a rede social ideal para explorar o marketing de influência. Os influencers são excelentes aliados na divulgação de desafios e de novidades das marcas.

  • Não é preciso ser especialista em edição de vídeo e áudio. Qualquer pessoa pode criar conteúdos, editá-los, torná-los únicos e partilhar com a sua rede de seguidores.

  • São muitas mais as empresas que não têm presença no TikTok do que as que têm, por isso, a concorrência é inferior.

Se, após analisar os pontos acima, achar que correspondem ao perfil do seu público-alvo, então pense em apostar no TikTok Ads.

Se ainda tem dúvidas, o melhor a fazer é criar uma conta, observar a dinâmica da plataforma, absorver referências e, a partir daí, delinear uma estratégia, enquanto cria uma base de seguidores.

Onde não podem restar dúvidas, é na escolha do seu software de faturação. Experimente grátis o programa de faturação certificado InvoiceXpress e torne-se mais rápido, produtivo e eficaz na gestão da sua faturação.


Magda Santos

Entusiasta do Marketing Digital e apaixonada pela escrita, por livros e viagens. A Magda espera um dia dar a volta ao mundo com a sua filha.

blog comments powered by Disqus



Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!