Marketing de Produto: uma estratégia para o sucesso


Lançou um produto novo e agora precisa que as pessoas saibam da sua existência e desenvolvam a ânsia de o ter. É neste momento que o Marketing de Produto entra em ação. Descubra como utilizá-lo na sua estratégia de negócio.

Enquanto a maior parte das vertentes de marketing estão focadas em angariar clientes novos e promover a marca, o Marketing de Produto tem como objetivo lançar e sustentar o desenvolvimento de um produto no mercado.

Esta área de marketing cuida do posicionamento, mensagem, lançamento, gestão de stock, inteligência competitiva, apoio ao processo de vendas, entre outros aspetos. Saiba mais sobre este conceito.

O que é Marketing de Produto?

O Marketing de Produto é um tipo de marketing que procura conectar produtos e pessoas. É uma dimensão essencial para lançar um produto novo no mercado ou para apresentar a consumidores que ainda não o conhecem.

O Marketing de Produto vai desde o desenvolvimento até ao lançamento e promoção do produto e engloba o conjunto de técnicas e processos para definir o seu posicionamento, canais de divulgação e estratégias comerciais.

No fundo, o Marketing de Produto é crucial para lançar e promover um item no lugar certo, para as pessoas certas e com a mensagem certa, de modo a que se torne um sucesso de vendas.

A importância do Marketing de Produto

Os consumidores precisam entender facilmente o que é o produto, por que é especial e por que se diferencia dos restantes já existentes no mercado. Quando o Marketing de Produto é deixado para segundo plano, há uma certa dificuldade em codificar clara e objetivamente a mensagem, culminando numa menor faturação.

O Marketing de Produto assume um papel importante, nesse aspeto, porque procura compreender as necessidades, dores e motivações do público-alvo de forma a apresentar a solução certa e, assim, diferenciar-se da concorrência.

Além disso, procura garantir que:

  • o produto está bem posicionado;

  • faz face à demanda,

  • que as equipas de marketing e vendas estão alinhadas e possuem informação suficiente sobre o produto para atrair clientes;

  • que o produto permanece relevante à medida que o mercado evolui.

Objetivos do Marketing de Produto

Os objetivos do Marketing de Produto são muito abrangentes e ajudam a preparar estratégias que atendam às necessidades dos clientes, aumentando as hipóteses de sucesso nas vendas. Destacam-se os seguintes:

  • Estabelecer um destaque competitivo, com base nos diferenciais do produto;

  • Posicionar o produto no mercado;

  • Ajudar a precificar os produtos e a definir as formas de distribuição;

  • Fornecer orientações sobre as campanhas e os designs;

  • Definir a mensagem representativa do produto e personalizar as estratégias de comunicação;

  • Alinhar as equipas de gestão, marketing e vendas;

  • Planear o lançamento do produto e base de sustentação no mercado;

  • Analisar o feedback dos clientes;

  • Monitorizar os resultados de vendas do produto.

Ciclo de vida de um produto em marketing

Todo e qualquer produto lançado no mercado possui um ciclo de vida composto por quatro fases, em que o que difere é a duração. Entender as diferentes fases é essencial para traçar os próximos passos e definir a estratégia de desenvolvimento.

  1. Introdução no mercado

É a fase que vai desde o lançamento do produto até atingir um ponto sustentável para que o produto seja escalado. É um ciclo interativo de melhoria e aperfeiçoamento, em que o Marketing de Produto deve intervir para aumentar a visibilidade e posicionar o produto

  1. Crescimento

É a etapa em que se dá um aumento significativo da faturação, reflexo do sucesso da fase anterior. A produção aumenta, para responder à demanda, assim como a concorrência. Nesta nova etapa, é importante trabalhar a prova social, criar canais de vendas e distribuição e trabalhar para que o produto evolua e cresça cada vez mais. 

  1. Maturidade

É a fase de maior duração, em que o produto já possui uma proposta de valor consolidada e uma excelente quota de mercado. As melhorias são em menor escala e valor, e o trabalho resume-se à manutenção do produto neste patamar, para que permaneça nele o máximo de tempo possível. Contudo, é necessário estar atento às mudanças no mercado e nos comportamentos da audiência, de forma a que o seu produto se adapte às novas exigências.

  1. Declínio

É o estágio final do ciclo de vida de um produto, em que há uma queda nas vendas, devido a:

  • chegada de novos concorrentes, que lhe tiram o lugar;

  • ao aumento do Custo de Aquisição de Cliente (CAC), que deixa de ser compensatório;

  • mudanças no mercado que exigem novas soluções;

  • a necessidade da audiência deixa de existir;

  • etc.

Independentemente do motivo, é hora de descontinuar o produto e apresentar novas soluções, mais evoluídas e sofisticadas.

Estágios do Marketing de Produto

Antes do ciclo de vida, o produto passa por diferentes estágios, que é ao que se dedica o Marketing de Produto. 

  1. Definição do público-alvo

O primeiro passo para lançar um produto de forma efetiva é saber a quem é que se destina e quais as suas necessidades, para que seja possível delinear uma abordagem assertiva e personalizada. É importante entender o que esperam as pessoas do artigo a ser comercializado e como se comportam em relação à compra. 

Posteriormente, deve criar o seu buyer persona, isto é, uma descrição detalhada do seu cliente ideal. Geralmente, este tipo de descrição inclui informação demográfica, interesses e comportamentos do potencial comprador.

  1. Posicionamento e mensagem

Determinar o posicionamento significa ir mais além do que as suas características básicas. É adicionar aspetos exclusivos da marca ao produto, características que dificilmente a concorrência pode copiar. Um bom exemplo disso é a Microsoft vs Apple. Enquanto o posicionamento de mercado da Microsoft é o conhecimento, a Apple posiciona-se pelo seu design, inovação e usabilidade.

O posicionamento do seu produto pode ser pela praticidade, custo-benefício, simplicidade de uso, entre outros. Na falta de um posicionamento bem feito e difundido, abre espaço a uma possível perceção errada do seu produto. 

Relativamente à mensagem, um bom discurso de vendas pode fazer a diferença. Uma mensagem atrativa, lógica e única é determinante para gerar mais ou menos valor sobre o produto. Ao definir a mensagem do item, estabeleça o que pretende comunicar à audiência, qual a linguagem mais adequada, para que canal e com que propósito.

  1. Formação interna sobre o posicionamento e a mensagem

A comunicação empresarial é fundamental para garantir que todos os elementos das várias equipas falam a mesma língua, isto é, que há coerência no discurso. Os colaboradores devem trabalhar em conjunto e de forma alinhada, com os olhos postos nos objetivos da empresa e do Marketing de Produto. 

  1. Plano de lançamento

O sucesso da introdução de um produto no mercado depende de uma estratégia de lançamento bem estruturada. E isso inclui o pré e pós-lançamento. O envio de email marketing, divulgação de press releases e publicações nas redes sociais são atividades que fazem parte da divulgação do produto.

  1. Preparação da equipa

As equipas estão alinhadas e prontas para as demandas? A equipa de vendas tem de estar bem preparada para lidar com as dúvidas e solicitações dos clientes. Defina estratégias para um relacionamento eficiente com os clientes.

  1. Lançamento

Mais do que apenas apresentar as funcionalidades dos produtos, faça do lançamento um evento memorável. Atualmente, já pode recorrer às tecnologias digitais para fazer lives e, assim, interagir com o público, gerar brand awareness e alcançar um maior número de pessoas. 

Acompanhe os resultados, estude as métricas definidas e otimize os processos, para garantir que o seu produto se mantém relevante e consistente.

Dicas para preparar uma estratégia de Marketing de Produto

Estas são as nossas sugestões para maximizar as suas estratégias de Marketing de Produto.

  • Estude o mercado

A estratégia de Marketing de Produto começa pelo estudo aprofundado do mercado. Analise os produtos e estratégias da concorrência, o diferencial das marcas líderes de mercado e os fatores económicos, políticos e culturais em que se insere. Desse modo, consegue entender o contexto em que o seu produto será lançado e, assim, descobrir quais as oportunidades e ameaças. 

No caso de produtos já existentes no mercado, conhecer as vulnerabilidades dos concorrentes representa uma boa oportunidade de entrar no mercado para colmatar as falhas.

  • Evidencie o diferencial do seu produto

Desenvolva uma comunicação focada em transmitir porque é que o seu produto é melhor, o que o diferencia da concorrência e o que é que o consumidor ganha ao investir nesse artigo. Convença o cliente de que este é o produto que realmente necessita. 

  • Selecione os canais de divulgação

Tenha em consideração as especificidades do produto e particularidades da sua audiência para determinar os canais ideais para a divulgação. 

  • As redes sociais são um bom canal para gerar expectativa antes do lançamento;

  • As landing pages são ótimas ferramentas para captura de leads e divulgação das campanhas;

  • Os eventos presenciais são fundamentais para ganhar visibilidade.

Todos estes são canais de divulgação passíveis de serem usados como parte da estratégia do seu negócio.

  • Analise os resultados

Após o lançamento, o trabalho não para por aí. É necessário acompanhar os resultados das vendas, alcance e todas as métricas pertinentes para avaliar o impacto do novo produto.


Gerir o lançamento de um produto é assoberbante. Gerir isso e ainda lidar com os aspetos legais da faturação torna os processos ainda mais atribulados.

Para que se possa focar no crescimento do seu negócio, sem dificuldade em gerir a faturação, adira ao InvoiceXpress, um software de faturação certificado fácil de utilizar e à medida das sua necessidades em cada fase de vida do seu produto. O InvoiceXpress é um programa online, com uma interface muito intuitiva, que lhe permite pagar conforme utiliza.


Magda Santos

Entusiasta do Marketing Digital e apaixonada pela escrita, por livros e viagens. A Magda espera um dia dar a volta ao mundo com a sua filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!