Marketing de Afiliados: o que é?


O Marketing de Afiliados é uma estratégia que consiste na promoção e divulgação de produtos ou serviços, de uma determinada marca, por terceiros. Apresenta um custo baixo, segurança, flexibilidade e contribui para alavancar as vendas.

O que é o Marketing de Afiliados?

É um conceito muito apelativo, dado que o intermediário ganha uma comissão sobre cada venda online efetuada, e conduz, muitas vezes, a que a recomendação por parte dos parceiros se torne uma das principais fontes de crescimento do negócio.

O mercado de afiliados é tão vasto quanto a capacidade do ser humano de criar novos produtos. Existem programas de afiliados em praticamente todas as áreas de negócio. Ao recorrer à ajuda de afiliados, é expectável que consiga aumentar a carteira de clientes e a faturação, sem investir valores superiores em anúncios, já que a divulgação fica a cargo destes representantes.

O Marketing de Afiliados é um tipo de relação comercial que pressupõe três tipos de intervenientes:

  • Afiliados: qualquer pessoa que queira rentabilizar o seu site, blog ou as suas redes sociais, sem investimento financeiro inicial, nem a criação de um produto para venda.  Ao estar inscrito como afiliado numa marca, para divulgação de um produto ou serviço, é criado um link personalizado, que contém um código individual, identificando que a compra foi efetuada através desse link

  • Produtores: empresas ou empreendedores que querem impulsionar as vendas, divulgar a marca e impactar mais clientes através de diversos canais de distribuição.

  • Clientes: utilizadores que, ao efetuarem a compra através de um link personalizado, permitem ao afiliado ganhar uma comissão sobre o valor das transações ou de acordo com a modalidade de pagamento escolhida. Existem várias formas de comissionamento, mas o conceito é semelhante a todas. De salientar que o preço do produto/serviço, através do link de afiliado, pode ou não ser o mesmo que pagaria sem utilizá-lo.

As campanhas de Marketing de Afiliados têm um potencial acrescido de serem efetivas, já que os consumidores são impactados de forma genuína pela estratégia desenvolvida pelos afiliados, cuja credibilidade já terá sido estabelecida anteriormente.

Modelos de comissão do Marketing de Afiliados

Os modelos de comissão variam de acordo com o objetivo de marketing da empresa. Cada parâmetro obriga à adoção de uma estratégia de divulgação diferente, por parte do afiliado. Olhemos para os mais utilizados.

Custo por Clique (CPC)

No modelo de CPC, o afiliado divulga os produtos através de banners, links ou outros tipos de anúncios e recebe um valor por cada clique, independentemente de existir ou não uma venda posterior.

A vantagem deste modelo, para o afiliado, é que não depende do resultado final. No entanto, requer um número elevado de cliques para que se obtenha uma quantia expressiva. E é aí que reside a vantagem para as empresas. Os produtos são divulgados, a marca surge em vários locais (sites ou anúncios dos afiliados) e mesmo que a venda não ocorra imediatamente, contribui para a notoriedade e divulgação do negócio

Custo por Ação (CPA)

O modelo de comissão CPA é um dos mais populares e eficazes modelos do Marketing de Afiliados, já que é o que oferece um lucro superior. O afiliado é pago pela concretização de uma ação específica, como o preenchimento de um formulário, a subscrição de um serviço, inscrição num webinar ou, até mesmo, a compra efetiva de um produto.

Ao contrário do CPC, que requer campanhas mais simples e que incitem a clicar nos banners ou links, no CPA, o afiliado tem que criar uma página suficientemente interessante para o utilizador ler e interagir com o conteúdo e, assim, ficar convencido sobre a compra do produto ou serviço.

Custo por Mil Impressões (CPM)

Neste modelo, o afiliado recebe determinado valor pré-definido por cada mil impressões, isto é, de cada vez que uma publicação é exibida mil vezes, independentemente de ser clicada ou não.

Ideal para utilização em sites e blogs com bom tráfego mensal. O CPM é aplicado nas plataformas de anúncios do Meta e do Google Ads como métrica fundamental para análise de desempenho e custo, permitindo definir a Taxa de Cliques (CTR).

Custo por Vendas (CPV)

O CPV pressupõe uma comissão sobre as vendas geradas. É um modelo muito utilizado e interessante, que redireciona o utilizador para o e-commerce da empresa, concedendo uma comissão sobre todos os produtos comprados pelo utilizador, depois de clicar no link de afiliado. Quer isso dizer que o afiliado não ganha apenas pelo produto anunciado, mas pela totalidade da venda durante aquela sessão.

Custo por Lead (CPL)

No modelo CPL, o afiliado ganha por cada lead angariado. É muito utilizado em plataformas como Ubereats, Airbnb e Booking, em que por cada registo efetuado e validado, é paga uma comissão fixa ao afiliado. Muitas das vezes, a comissão é em créditos na própria marca.

Benefícios do Marketing de Afiliados para um negócio

Quando bem estruturado, o Marketing de Afiliados é uma ferramenta poderosa para qualquer empresa. No entanto, especificamos seis benefícios em apostar nesta tática. 

  1. É uma estratégia de marketing com boa relação custo-benefício

Os seus produtos ou serviços são amplamente divulgados, por diferentes pessoas, sem que, para isso, tenha que investir mais tempo ou dinheiro em campanhas. Quanto mais divulgação fizerem os afiliados, mais chances têm de aumentar o valor das comissões a receber. Isso significa que o seu empenho em serem bem-sucedidos será maior.

  1. Aumenta a notoriedade da marca

A notoriedade de uma marca traduz-se na capacidade do consumidor identificá-la numa dada categoria de produto. E é uma fonte de valor para qualquer negócio, pois aumenta a probabilidade da marca ser tida em consideração no processo de decisão de compra.

A notoriedade da marca evolui continuamente, partindo do estado inicial de total desconhecimento da mesma até ao seu reconhecimento, alcançando, eventualmente, o estado ideal, em que se acredita que aquela marca é a única na sua categoria de produto. Portanto, quantas mais pessoas promoverem a sua marca, mais conhecida se tornará.

  1. Requer um investimento de baixo valor

O único investimento que necessita fazer é no Programa de Afiliados e as empresas podem criar do zero os seus próprios programas ou associar-se a plataformas já existentes. Ao optar por esta segunda opção, terão acesso às ferramentas de venda, monitorização e comissionamento das plataformas.

  1. Seleção criteriosa dos representantes da marca

Os afiliados da marca são selecionados de acordo com as preferências e necessidades da sua empresa e da sua estratégia. Dessa forma, pode verificar a compatibilidade e canais de divulgação utilizados, de modo a selecionar os embaixadores com perfil compatível com o seu posicionamento e tática. Isso permite alcançar o público-alvo certo, ser mais preciso com a mensagem e, consequentemente, aumentar as vendas.

  1. Contribui para o SEO da marca

O Google classifica as páginas de acordo com a qualidade e a quantidade de links que apontam para as mesmas. Ao ter vários afiliados a promover a sua marca, através de links que apontam para as páginas do site da sua empresa, aumenta a exposição, reconhecimento e tráfego diário. Com isso, consegue melhorar a posição das suas páginas nos motores de pesquisa (SEO).

  1. Representa um baixo risco financeiro para a empresa

Quando investe em publicidade online, fá-lo por sua conta e risco, assumindo a responsabilidade financeira dos bons e dos maus resultados.

Ao trabalhar com afiliados, essa responsabilidade é diluída por todos os que investem em campanhas e táticas para divulgação dos seus produtos.

Como aplicar o Marketing de Afiliados na empresa em dois passos

  1. Delinear a campanha

Quais os objetivos da campanha? Quais os produtos ou serviços a serem explorados pelo programa de afiliados? A dinâmica tem, também, o intuito de difundir e fortalecer a marca?

Depois de responder a estas questões, estabeleça a meta de vendas e os indicadores para avaliar o desempenho da ação. Só assim poderá detetar erros e oportunidades da campanha, e otimizá-la.

  1. Definir o programa de afiliados

Determine de que forma irá apresentar o programa aos potenciais afiliados, quais as percentagens para cada modelo de comissão e de que forma receberão os valores.

Estude o seu público-alvo, de forma a decidir o perfil de afiliado que procura e as linhas orientadoras de comunicação. 

No caso de optar por uma plataforma de afiliados já existente, saiba que estas permitem registar produtos e definir os valores de venda e de comissão para os afiliados, sendo as mais conhecidas:

  • Hotmart

A Hotmart trabalha, principalmente, com a venda de infoprodutos, com foco nos cursos online, e não cobra taxas de adesão, nem mensalidades. A Hotmart disponibiliza toda a estrutura necessária para apresentar os produtos e definir os valores de comissão a serem pagos aos afiliados, cobrando apenas uma percentagem por cada venda realizada. A Hotmart tem vendas em mais de 188 países. 

  • Monetizze

A Monetizze é uma plataforma que permite a venda de produtos físicos e digitais, com uma completa gestão de métricas, integração com Google Analytics e focada na conversão de clientes.

  • Afilio

AAfilio é focada em performance e o cliente apenas paga após as conversões. Disponibilizam múltiplos modelos comerciais, valores diferenciados e estratégias personalizadas. Trabalha com audiências internacionais.


Além das vendas diretas, com o Marketing de Afiliados, a empresa ganha em alcance e fortalecimento da marca, enquanto torna o negócio escalável, sem que, para isso, haja um aumento dos custos operacionais na mesma proporção.

O Marketing de Afiliados é uma estratégia de vendas muito eficiente e interessante para empresas que desejam aumentar a sua faturação. E com o aumentar do número de faturas, a emissão de documentos sem complicações torna-se fundamental, e é aqui que o InvoiceXpress, programa de faturação certificado que não requer instalação, nem configuração inicial, e lhe permite emitir faturas em segundos, fará a diferença no seu negócio.


Magda Santos

Entusiasta do Marketing Digital e apaixonada pela escrita, por livros e viagens. A Magda espera um dia dar a volta ao mundo com a sua filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!