GUAVA: design de calçado


Inês Caleiro é a designer e fundadora da GUAVA, uma marca de calçado portuguesa, cliente do InvoiceXpress. Depois de ter caminhado vencedora do Dream Award em Xangai, em Janeiro, aguarda agora o resultado da nomeação para Melhor Guarda Roupa no International Film Fest 2016, em Londres.

GUAVA, a geometria do sucesso

O ano de 2016 não podia ter começado da melhor maneira para a GUAVA. Em Janeiro, em Xangai, foi distinguida com o Dream Award, no concurso internacional de moda e design Fashion Crowd Challenge. Inês torna-se na primeira designer portuguesa a obter este galardão, dentro de um grupo de jovens criadores seleccionados por todo o mundo. E agora, em Fevereiro, está nomeada para a categoria de Melhor Guarda-Roupa no International Film Fest 2016, que está a decorrer em Londres. A nomeação vem no seguimento da participação da marca no filme The 21st Door, em que calçou as personagens principais:

"Fiquei radiante. Fazermos parte do guarda-roupa do filme The 21st Door e estarmos nomeados para a categoria de Melhor Guarda-Roupa é um momento extraordinário. Um mês depois de ter recebido o Dream Award em Xangai e agora fazer parte desta nomeação… é um sonho!” - partilha Inês Caleiro, em comunicado de imprensa.

Inês Caleiro recebe o Dream Award em Xangai

Parabéns GUAVA! O sucesso dos nossos clientes faz-nos muito felizes e encontrámos, nesta ocasião, o momento perfeito para dar a conhecer mais um negócio de uma jovem empreendedora. E ninguém melhor do que a própria Inês Caleiro para nos revelar os planos geométricos em que se movem e inspiram desde há cinco anos.

Como surgiu a GUAVA e o que diferencia o seu produto?

A GUAVA surgiu fruto da minha paixão pelo design. Depois da minha passagem pela marca Jimmy Choo em Londres, o bichinho do design de sapatos ficou, e de seguida nasceu a Guava. Acredito que o carinho que dedico à Guava é o maior motor da diferenciação, traduzindo-se nos saltos geométricos, que dão vida às minhas criações.

O que a fez seguir a via do empreendedorismo e criar um negócio próprio?

Sempre tive um especial interesse em criar o meu próprio negócio. Na minha família quase todos criaram os seus próprios negócios - posso dizer que isso me está no sangue. O meu entusiasmo em criar um projecto com cunho pessoal sempre me entusiasmou, e mesmo quando era mais nova já criava pequenas jóias ou peças decorativas para vender entre amigos e família.

Quais são as necessidades dos seus clientes e como é que as trabalham?

Os nossos clientes procuram, acima de tudo, uma experiência que alie a inovação ao tradicional, alinhavada com a excelência no serviço ao cliente. Isto está presente em tudo que fazemos.

A GUAVA desenha sapatos e malas

Se tivesse 1 milhão de euros para investir no seu negócio, o que é que faria?

Apostaria essencialmente em pessoas, sei que são quem faz a diferença!

Não tendo 1 milhão de euros, como é que faz para desenvolver o negócio?

Nos dias de hoje ser-se empreendedor é saber encontrar as oportunidades onde ninguém acredita que elas podem existir, é aliar-se a quem acredita em nós e a quem nos complementa.

Qual é o principal desafio, ou os principais desafios, que sente na gestão do seu negócio e que estratégias usa para o(s) superar?

Encontrar soluções para os desafios é a minha missão: seja no desenvolvimento de novos produtos, na procura de novas matérias-primas ou de novas oportunidades, etc. Num mundo cheio de oportunidades, o segredo para o sucesso é saber aproveitar as mais favoráveis.

Como caracteriza o espírito empresarial em Portugal ao nível do empreendedorismo e da competitividade?

O empreendedorismo está cada vez mais orgulhosamente a crescer em Portugal. Fico extremamente feliz em ver nascer projectos e ideias de grande qualidade. Cada vez conheço mais jovens cheios de garra e ideias arrojadas, dispostos a lançarem-se no mundo dos negócios. A perseverança e a resiliência são valores essenciais ao empreendedorismo e Portugal está a criar, cada vez mais, bons exemplos destes valores.

O que mudou na sua vida desde que tem um negócio próprio? Faria algo de diferente?

O dia-a-dia de ter um negócio próprio é cheio de dinâmica e surpresas, factores que me estimulam profundamente. Todos os dias surgem novos desafios que se transformam em motores de aprendizagem. Os percalços de caminho servem para o nosso crescimento e aprendizagem. O que aprendemos no percurso faz parte intrínseca do que somos no dia de hoje e é algo fundamental para o futuro.

Que conselhos daria a quem se prepara para começar o seu próprio negócio?

Persistência e confiança. Acreditar no projecto que se tem pela frente e ir à luta.

Como conheceu o InvoiceXpress? O que a fez escolher o nosso software de facturação?

Conheci o InvoiceXpress numa pesquisa online. Senti que era o software certo para as nossas necessidades; o facto de poder aceder em qualquer lugar com acesso à internet foi o factor decisivo para a escolha.

O que destaca na utilização do InvoiceXpress? Como é que este programa é útil ao seu negócio?

Essencialmente poder ligar-me em qualquer lugar. O facto de estarmos constantemente em viagem e podermos, a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet, enviar uma factura a um cliente ou emitir um documento de transporte são, sem dúvidas, factores de extrema importância para os empreendedores do futuro.

Resta-nos deixar o convite para lerem mais sobre a história da GUAVA no site da marca e conhecerem as colecções também na loja online.
Para acompanhar as novidades podem também seguir os perfis de Facebook e Instagram.


Lúcia Valdevino

Com formação em artes e comunicação, encontrou na escrita uma das suas melhores formas de expressão. Curiosa e empreendedora, agarra qualquer desafio com criatividade. Adora viajar e assistir a espectáculos de teatro e dança.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!