A importância da digitalização do setor do turismo e o uso de programas online


A digitalização das empresas é vital, e o setor do turismo não é exceção. Descubra como utilizar as novas tecnologias e programas online para melhorar a experiência dos seus clientes e a sua eficiência.

Nunca se ouviu falar tanto de digitalização de empresas. Este termo não era estranho no período pré-pandemia, mas com as mudanças de comportamento que a COVID-19 obrigou a adotar, o que antes era uma tendência, torna-se agora uma necessidade

O turismo foi um dos setores que mais se reinventou para sobreviver a esta época conturbada. Atualmente, novas tecnologias, ferramentas e programas online fazem parte do dia a dia de milhares de empreendedores e negócios da área. Os objetivos são sempre os mesmos: melhorar a experiência do cliente e obter receitas de forma eficiente.

Neste artigo, vamos explorar porque as empresas na área do turismo (e não só) devem aderir à era digital e fornecer dicas práticas que vão ajudar a otimizar os seus processos internos.

Aderir à era da digitalização - Porquê? 

As empresas necessitam de acompanhar os comportamentos dos seus potenciais clientes. Nos últimos anos, já se notava a mudança no perfil do turista, no entanto, a pandemia veio enfatizar algumas alterações importantes.

Em 2022, encontramos um turista mais informado, tanto do destino, como dos seus direitos. As viagens são planeadas com cuidado extra e as avaliaçõesde outros viajantes são mais valorizadas. Neste planeamento, a internet é a fonte preferida, dado ser possível obter informações de forma rápida e prática.

Segundo o IPDT, o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, mais de 80% dos portugueses reservam as suas viagens através de canais online e as reservas diretas têm aumentado significativamente.

A mudança do perfil do turista torna fundamental a transição para o digital. No entanto, se ainda não ficou convencido, note alguns benefícios do processo de digitalização:

  • Visibilidade

  • Vantagem competitiva

  • Redução de custos administrativos

  • Maior segurança

  • Melhor experiência do cliente

6 práticas que tornam o seu negócio mais digital

No caso de muitas empresas no setor do turismo, a introdução de programas ou aplicações online tem facilitado o dia a dia dos seus colaboradores e ajudado a recuperar e a crescer empresas, depois de um momento de crise. Descubra 6 práticas que vão ajudar o seu negócio turístico a crescer tornando-se mais digital.

1. Marketing digital

Costuma-se dizer que se um negócio não está online, é como se não existisse. Sendo a internet uma das fontes principais de pesquisa dos consumidores, uma boa presença digital faz toda a diferença. Atualize o seu site, blog, redes sociais e ponha em prática o email marketing! 

Ao contrário do marketing tradicional, pode escolher com precisão quem visualiza as suas campanhas e com um investimento inicial menor. Destacamos, em especial, o Google Ads, um programa online de anúncios pagos no motor de pesquisa do Google, Youtube e parceiros. Através dele, poderá fazer com que a sua marca apareça àqueles que estão à procura do seu tipo de serviço

Poderá encontrar também este tipo de campanhas em redes sociais, como o Facebook e Instagram. Segundo o Data Reportal, em abril de 2022, mais de 50% da população mundial utilizava redes sociais. Esta é uma oportunidade que a sua empresa não pode perder! Estes anúncios permitem alcançar pessoas mais predispostas a comprar, vender a mercados distantes a custo reduzido e transmitir credibilidade aos nossos potenciais clientes.

2. Programas de gestão de reservas

Um programa de gestão de reservas é um software que centraliza todas as informações das suas reservas, disponibiliza os seus quartos ou serviços automaticamente em diferentes canais online/OTAs (Online Travel Agencies) e oferece a possibilidade de integrar um sistema de reservas diretas no seu site. Outras funções interessantes poderão passar por ferramentas de Revenue Management, pagamento online e faturação.

Com a utilização deste tipo de programa, consegue otimizar e organizar o seu trabalho num só lugar e, assim, ser mais eficiente e aproveitar o tempo livre para outras tarefas importantes na gestão do seu negócio. Ainda, ter um sistema de reservas integrado no seu site, aumenta a sua rentabilidade por eliminar as comissões exigidas pelas OTAs.

3. Realidade virtual e realidade aumentada

Talvez se pergunte como é possível aliar estas ferramentas ao setor do turismo, mas a sua ligação traz inúmeros benefícios. Principalmente em tempos de pandemia, algumas organizações recorreram à realidade virtual para divulgar os seus destinos turísticos,  quando as viagens estavam limitadas.

Imagine estar no conforto da sua casa a visitar a cidade de Londres, explorar a sua arquitetura e sentir a sua agitação. O objetivo destas experiências era os turistas poderem testar o destino e aumentar a sua procura quando as viagens retomassem. No entanto, este mesmo princípio continua a aplicar-se nos dias de hoje, em que as viagens já são permitidas.

Os hotéis também podem usar a realidade virtual em seu benefício. Colocar no site tours pelos quartos é uma excelente forma de apresentar a experiência que os seus clientes podem usufruir.

A realidade aumentada também é uma ferramenta que merece ser explorada. Ao contrário da realidade virtual, ela conecta o ambiente físico ao virtual. Um excelente exemplo disso são os guias turísticos aumentados, em que basta apontar a câmara do seu telemóvel para um monumento e recebe logo várias informações sobre o mesmo.

4. Soluções digitais de check-in e check-out

O check-in e check-out online tornou-se bastante popular durante a COVID-19. Com as novas normas de segurança, chegou-se à conclusão de que todos os contactos presenciais desnecessários deviam ser evitados

Além de ser uma solução mais segura no contexto em que vivemos, proporciona um atendimento mais rápido para os clientes. Filas longas na receção deixam de ser norma, pois o cliente pode preencher as suas informações com antecedência, num momento oportuno.

Esta solução também permite uma maior recolha de dados dos clientes. Estes dados são muito úteis para direcionar futuras campanhas ou verificar melhorias a efetuar no serviço.

5. Automatização de processos

A automatização é essencial para tornar os procedimentos internos mais eficientes para os clientes e para os colaboradores. O processo de reserva, o atendimento e a faturação são algumas das tarefas que podem ser facilitadas com a automatização.

Note o exemplo dos chatbots. Disponíveis a toda a hora, podem responder em tempo real aos potenciais clientes, suprindo a sua necessidade de resposta imediata. Permitem também uma triagem inicial das perguntas mais comuns, com as quais os responsáveis pelas reservas já não terão de se preocupar.

6. Utilização de um programa de faturação online certificado

Outro processo que exige tempo é a faturação. Com tantos aspetos para gerir na empresa, acontece que, por vezes, apesar de ser muito importante, a faturação fica negligenciada. 

Prazos e procedimentos podem parecer muito complexos, mas existem programas de faturação online, como o InvoiceXpress,que ajudam a simplificar. Basta introduzir os dados do cliente, o que pretende faturar e as condições de pagamento. Tem ainda a vantagem de que pode programar o envio automático de emails ou mensagens para relembrar os seus clientes dos pagamentos.

Esta ferramenta certificada pela Autoridade Tributária pode ser integrada em programas de gestão de reservas, como é o caso do AvaiBook, um software direcionado para apartamentos turísticos, alojamentos locais e guest houses. A emissão de faturas com as informações dos hóspedes e preços acontece de forma quase instantânea, o que permite que todo o procedimento desde a chegada da reserva até a emissão da fatura seja automatizado e eficaz.

Além deste tipo de programas, também tem a possibilidade de integrar o InvoiceXpress com outras plataformas, através de plugins ou da API disponível.


Concluímos, assim, que a digitalização das empresas no setor do turismo é essencial para a sua sobrevivência e crescimento. Invista nos programas online certos e verá a diferença tanto nos procedimentos internos do negócio, na produtividade e no crescimento da faturação como na satisfação dos clientes.


Mafalda Vasconcelos

Formada em Turismo, mas o digital e as redes sociais tornaram-se uma grande parte da sua vida. Tem sempre um sorriso para dar e sabe todas as letras das músicas que passam na rádio.

blog comments powered by Disqus



Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!