5 dicas para melhorar a página da sua empresa no LinkedIn para atrair mais leads/clientes


Se há uma coisa que qualquer empresa quer é atrair cada vez mais clientes sem que isso se traduza necessariamente num aumento de custos. O LinkedIn é uma ferramenta poderosa para apoiar as empresas nesta missão, mas muitas delas não aproveitam todo o seu potencial. Conheça as 5 dicas que pode começar desde já a implementar no perfil da sua empresa.

O LinkedIn é uma rede social de negócio que foi lançada em 2003 e que começou por ser conhecida por permitir procurar novas oportunidades profissionais.

No entanto, o LinkedIn não é apenas útil para pessoas que procuram novos desafios mas também pode ser uma ferramenta muito importante para as empresas. Esta rede social pode ajudar as empresas a atrair novas oportunidades de negócio, chamar a atenção para novas parcerias e até gerar mais leads.

Um estudo feito pelo HubSpot concluiu que o LinkedIn gera quase 3x mais leads quando comparado com redes sociais como o Facebook e o Twitter. Aprenda como é que pode aproveitar todo o seu potencial.

Como é que uma boa gestão do LinkedIn pode ter impacto na geração de leads?

Antes de mais, interessa esclarecer o que é uma lead. Uma lead é um potencial consumidor que, de alguma forma, demonstrou interesse num produto ou serviço da sua empresa.

No mundo digital, esse interesse é demonstrado quando alguém cede informações pessoais (como o nome, email ou telefone) em troca de um conteúdo criado pela sua empresa (como um e-book gratuito ou uma sequência de emails).

Apesar de outras redes sociais também poderem ser utilizadas para captar leads, o LinkedIn tem uma configuração que o diferencia das restantes, tornando-o mais eficaz quando chega a hora de captar mais contactos qualificados.

No LinkedIn, os contactos que alguém possui têm o nome de “conexões” e o conteúdo que um perfil publica no LinkedIn consegue chegar ao feed de notícias de todas as pessoas que estão nas redes das suas conexões. Ou seja, se tiver 100 conexões e cada uma delas também tiver outras 100 conexões, as suas publicações estão disponíveis para 10.000 pessoas!

Isto significa que é mais fácil alcançar mais pessoas uma vez que as publicações que fizer nesta plataforma poderão aparecer não só no feed das suas conexões, mas poderão aparecer também no feed das conexões das suas conexões. Noutras redes sociais como o Facebook, as suas publicações aparecerão apenas aos seus amigos (exceto quando estes partilham o seu conteúdo).

É por isso que o LinkedIn tem um potencial muito maior para chegar a mais pessoas e deve ser incluído na estratégia de marketing digital da sua empresa.

5 dicas para melhorar a página de Linkedin do seu negócio

1. Complete o perfil da sua empresa

Pode parecer um passo óbvio mas, infelizmente, é um passo que muitas empresas negligenciam. Completar os dados da página da sua empresa e mantê-la atualizada ajudá-lo-á a ter uma maior exposição nesta rede social.

Sempre que possível, utilize palavras-chave relacionadas com o nicho de atuação do seu negócio e que estejam alinhadas com os produtos ou serviços que oferece e de acordo com aquilo que o seu público-alvo procura. Assim será muito mais provável que a sua empresa apareça a alguém que faça uma pesquisa relacionada com a sua indústria.

2. Personalize o URL da página da sua empresa

URL é um termo técnico que, em português, significa "localizador uniforme de recursos". Um URL é um endereço de rede onde se encontra algum recurso informático que, neste caso em específico, será a página da sua empresa no LinkedIn.

Um URL simples faz com que seja mais fácil alguém encontrar a sua empresa. Isto aplica-se em qualquer plataforma dentro do marketing digital e o LinkedIn não é excepção.

Todos os perfis pessoais e páginas de empresa têm um URL atribuído que pode (e deve) ser costumizado. Aproveite esta possibilidade e inclua o nome do seu negócio no URL da sua página.

Para além de fazer com que seja mais fácil as pessoas encontrarem a página da sua empresa, fazer isto também irá contribuir para uma estética mais limpa e mostrar que tem atenção ao detalhe.

3. Envolva os seus colaboradores na gestão da página da sua empresa

No LinkedIn é possível adicionar até 10 administradores a uma página de empresa. Tire partido desta possibilidade e inclua os seus colaboradores ou colegas. 

Para além de ajudarem na divulgação da página de forma orgânica, também haverá mais pessoas disponíveis para responder a notificações, comentários ou mensagens que a página possa receber.

Tire algum tempo para definir e explicar algumas das regras a seguir aquando da gestão da página da sua empresa para que todos sigam o mesmo procedimento. É importante que todos colaboradores envolvidos na comunicação da empresa estejam alinhados com a missão e valores da mesma.

Para além da gestão da página da empresa, o perfil individual de cada colaborador também irá ter um papel importante na promoção do conteúdo publicado pela empresa para que chegue cada vez a mais pessoas.

4. Publique conteúdo que o seu público-alvo quer realmente ver

Procure publicar ou partilhar conteúdo relevante para as pessoas a quem pretende chegar. O ideal será partilhar temas atuais e, de preferência, relacionados com a sua indústria.

Evite partilhar notícias sem adicionar qualquer valor. Se decidir partilhar alguma publicação ou notícia criada por outra página, acrescente algum valor à partilha. Seja ao partilhar a visão da empresa em relação ao tema em destaque ou uma breve reflexão de como é que a informação que partilhou terá impacto no modo de atuação da empresa.

Sempre que estiver com dificuldades em saber sobre o que publicar a seguir, pode utilizar ferramentas como o BuzzSumo para perceber sobre o que é que as pessoas andam a pesquisar e que esteja relacionado com a sua indústria.

5. Aproveite o potencial do LinkedIn Ads

Tal como outras redes sociais, também é possível criar anúncios no LinkedIn através do LinkedIn Ads. Com esta ferramenta poderá realizar campanhas usando diferentes segmentações, modelos e formatos.

Cada formato de anúncio tem um objetivo específico e, segundo o LinkedIn, os formatos de anúncio mais indicados para a geração de leads são:

  • Sponsored Content: consistem em imagens ou vídeos originalmente publicados na sua página que aparece diretamente no feed das pessoas que pretende alcançar. Se quiser criar anúncios com conteúdo que não foi publicado na sua página de LinkedIn,  poderá fazê-lo no Gestor de Campanhas;

  • Sponsored Messaging: neste formato, o seu anúncio chegará ao seu público-alvo através do sistema de mensagens do LinkedIn. Estes anúncios só serão mostrados quando os utilizadores estiverem ativos e, para que a sua experiência não seja afetada de forma negativa, o LinkedIn controla o número de anúncios que cada utilizador pode receber por mensagens num determinado período de tempo. Isto faz com que seja pouco provável que o mesmo utilizador receba o seu anúncio duas vezes num curto espaço de tempo.

Colaborar em equipa para um maior alcance no LinkedIn

Quer pretenda chegar a mais pessoas ou a outras empresas, o LinkedIn é atualmente a rede social que apresenta os melhores resultados no que toca a geração de leads. Por isso, é importante que a inclua na sua estratégia de marketing digital.

Apesar do LinkedIn Ads ser uma excelente plataforma para impulsionar a visibilidade da página da sua empresa, antes de considerar utilizá-la, há outras dicas que pode aplicar para gerar mais leads de forma orgânica (ou seja, que não implicam nenhum custo), como por exemplo, garantir que o perfil da empresa está completo, publicar conteúdo relevante de forma consistente e outras sugestões de que falámos ao longo deste artigo.

Não deixe escapar o potencial desta rede social e, mesmo que não consiga aplicar estas dicas sozinho, peça ajuda aos seus colaboradores ou colegas. Desde que haja um procedimento claro de comunicação, quanto mais pessoas estiverem envolvidas na gestão da página da sua empresa no LinkedIn, maior será a sua visibilidade.


Beatriz Abreu Peixoto

A Beatriz ajuda empresas e pequenos negócios através da criação de conteúdo escrito informativo e otimizado para os motores de busca. Quando não está a escrever, adora passar tempo com a sua filha de quatro patas, a Phoebe.

blog comments powered by Disqus



Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!