10 dicas: Faça crescer as acções de marketing da empresa sem subir custos


Esqueça a palavra crise e dê a volta às dificuldades da empresa: a melhor solução passa por manter ou reforçar o investimento em marketing. Implemente iniciativas ‘low cost’, com criatividade, e veja os resultado

Faça crescer as acções de marketing da empresa sem subir custos

Precisa de promover os seus produtos ou a sua empresa mas não tem meios financeiros para o fazer? Descubra algumas dicas para implementar iniciativas de marketing com poucos recursos.

1 - Tire máximo proveito dos materiais de publicidade

Rentabilize o investimento: reutilize materiais publicitários já produzidos. Volte a imprimi-los e dê-lhes uma nova vida; entregue em mão aos clientes e potenciais compradores; distribua internamente a outros departamentos (sobretudo à equipa de vendedores), adicione informação, transforme o anúncio numa ficha de produto; envie por e-mail para todos os seus contactos.

2 - Se uma estratégia resultar, mantenha-a

Não vale a pena gastar mais recursos a criar novas campanhas ou promoções se as actuais ainda resultam. Actualize o conteúdo, sem começar do zero.

3 - Aposte numa comunicação sóbria

Não invista em materiais de comunicação (brochuras, panfletos, relatório e contas) demasiado elaborados ou caros. Adeque a estratégia de marketing aos seus produtos e clientes.

4 - Crie produtos de marketing universais

Se precisa de promover o produto em nichos de mercados muito diferentes entre si, não vale a pena criar conteúdos de marketing para cada um deles. Aposte antes numa comunicação única que se adapte a todos.

5 - Atraia atenções a baixo custo

Difunda comunicados de imprensa para os meios de comunicação, generalistas e especializados. Crie uma secção de notícias no seu site e mantenha-a actualizada.

6 - Não gaste demasiado em ajuda externa

Se precisar de ajuda externa (consultores, copy writers, fotógrafos, etc.) avalie bem os honorários. Escolha alguém cujo perfil criativo se adeque ao projecto e ao orçamento.

7 - Faça você mesmo

Identifique o que pode você mesmo fazer: distribuir press releases, actualizar o site, etc. Poupe tempo e dinheiro. Outra solução pode ser contratar um assistente administrativo para o ajudar; deixe o trabalho especializado para os especialistas em marketing.

8 - Pense como consumidor

Uma marca tem de estar onde estão os consumidores: a presença online é absolutamente vital. Adapte as suas ofertas e o marketing às novas atitudes dos consumidores, tenha sentido de oportunidade na oferta e uma mensagem simples.

9 - Dê mais atenção ao conteúdo

Crie relações de parceria com os consumidores, adapte as ofertas, crie soluções de contexto, reveja o discurso e aposte num plano de marketing ambicioso e criativo. Pense mais no conteúdo e menos na forma.

10 - Pague a tempo aos fornecedores

Se cumprir as obrigações a tempo, poupa em multas por atraso no pagamento e cria relações de confiança com os fornecedores: que podem gerar descontos e promoções.


Inês Espojeira

Dinâmica e extrovertida, a Inês nos seus tempos livres gosta de fotografia, ouvir música e ir à praia. E como não poderia deixar de ser, tendo em conta o seu percurso académico, escrever e conversar também é algo que não dispensa.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!