Gestão de negócio: vantagens de ter uma conta bancária empresarial e como abrir


Criar uma conta bancária empresarial poderá facilitar a gestão do seu negócio. Fique a saber o que é, quais os serviços associados e como abrir uma conta no banco para a empresa (mesmo que seja TI ou ENI).

Se é empreendedor, trabalhador independente, empresário em nome individual, ou já criou a sua própria empresa, este artigo é para si.

Ter uma conta no banco dedicada à empresa pode facilitar a gestão do seu negócio e poupar tempo e dinheiro a gerir o seu fluxo de caixa. Mas, para escolher a conta bancária da empresa que melhor se adeque ao seu negócio é importante estar informado.

Neste artigo, damos uma pequena ajuda para este seu caminho de procura de informação e pesquisa sobre contas empresariais.

Vamos a isso.

O que é uma conta bancária empresarial?

Uma conta bancária empresarial é uma conta especialmente concebida para empresas, com diversos serviços associados que facilitam a gestão do negócio. É uma conta no banco que promove maior transparência, sendo possível verificar todas as movimentações do dinheiro da empresa.

Uma vez que é uma conta para empresas, não se mistura com o património pessoal do empreendedor ou dos seus sócios.

Conta bancária empresarial: serviços associados

Cada instituição financeira tem os seus próprios pacotes de serviços e preços, no entanto, os serviços associados a uma conta bancária empresarial mais comuns, ou aqueles mais básicos para o funcionamento de qualquer empresa, são:

  • Cartões de débito, de crédito e de refeição;

  • Acesso a homebanking;

  • Acesso a linha de financiamento;

  • Transferências bancárias;

  • Automatização de pagamentos;

  • Descoberto bancário.

Nem todas as instituições bancárias oferecem este pacote de serviços tal como o apresentamos. 

Por um lado, pode acontecer, em algumas situações, haver custos associados a determinados serviços. Por outro, mesmo que os serviços sejam disponibilizados poderão ter limites, como, por exemplo, para transferências bancárias gratuitas ou para o descoberto bancário ou, ainda, para o número de pagamentos automáticos.

Todas as características da sua conta bancária empresarial ficarão definidas no contrato que assinar com o banco que escolher. 

Deixamos apenas uma nota de cautela quanto ao recurso ao descoberto bancário: gastar o que não se tem, pode ser perigoso para a sustentabilidade do seu negócio.

Vantagens e Desvantagens de abrir uma conta empresarial

Face à gestão do negócio, ter uma conta bancária empresarial tem mais vantagens do que desvantagens.

As desvantagens poderão estar associadas ao tipo de banco que escolher, que poderá não ser o mais adequado à especificidade do seu negócio, assim como ao tipo de pacote que subscrever. 

Uma das vantagens é a credibilidade para pedido de financiamento ou apoios,  como, por exemplo, os apoios europeus implementados através do Portugal 2030.

No entanto, antes de escolher o banco com quem quer trabalhar, liste quais os serviços bancários indispensáveis para a fase do negócio em que estiver. Depois projete as necessidades a médio, longo prazo, assim como a disponibilidade do banco para entregar serviços à medida que a empresa avança.

Vejamos algumas das vantagens e desvantagens de abrir uma conta empresarial:

Vantagens
Desvantagens

Separar o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa, mantendo seguro o património pessoal em casos judiciais.

Ter apenas uma conta bancária numa instituição pode limitar o crescimento do negócio. Ter conta em mais do que um banco melhora a negociação e poderá reduzir os custos.

Concentrar as operações financeiras da empresa num só lugar: pagamento de salários, pagamento de impostos, pagamento a fornecedores, recebimentos.

Valor elevado de taxas associadas e de manutenção da conta pode atrapalhar a gestão, dependendo do tamanho do negócio.

Fazer pagamentos empresariais com cartão empresarial, evitando confusões e perda de tempo.

A possível burocracia de alguns bancos poderá atrasar processos importantes para o seu crescimento.

Facilidade em receber pagamentos dos clientes. O dinheiro transferido ou pago via cartão/transferência, por exemplo, cai diretamente na conta.

Mais prático de gerir, praticamente em tempo real com o acesso à gestão online.

Maior controlo do fluxo de caixa

Facilidade de acesso ao crédito, seja para apoio à tesouraria, como para pagamentos a fornecedores ou impostos.

Possibilidade de descoberto bancário

O problema do descoberto bancário: se não for bem gerido e controlado pode tornar-se um problema para a tesouraria da empresa.

Possibilidade de fazer agendamentos, ou ativar débitos diretos, cumprindo mais facilmente com os prazos fiscais

Garantia bancária perante terceiros

Pacotes de serviços à medida

Ao realizar a sua pesquisa junto dos diversos bancos, com balcão físico ou apenas online, poderá verificar que o mercado financeiro oferece inúmeras possibilidades e só terá de conferir aquela que melhor se adeque ao seu perfil de empreendedor. 

Atente que, se está a começar a sua jornada empresarial, por exemplo, como Trabalhador Independente (TI) ou Empresário em nome Individual (ENI), poderá não necessitar de todos os serviços oferecidos para a gestão do seu negócio.

Se está a pensar iniciar o seu negócio esclareça as suas dúvidas sobre ser ENI ou TI e também sobre a constituição de uma sociedade unipessoal.

Devo abrir uma conta empresarial online ou ao balcão?

Hoje o processo para abrir uma conta empresarial está mais facilitado, no entanto, continua a ser seguro.

A abertura da conta bancária da empresa poderá ser feita de várias formas. Assim, uma das opções disponíveis para abrir uma conta bancária é via online.  O mesmo se passa para abrir uma conta empresarial. Através do método online é simples e rápido, usando a chave móvel digital, um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português. A chave pode se obtida através do portal Autenticação.gov.pt.

Confirme junto dos bancos, pois nem todos permitem fazer a abertura de uma conta empresarial online, mas sim apenas ao balcão. Porém, algumas entidades financeiras, mesmo não fazendo a abertura online, permitem a abertura à distância através do envio de documentos certificados via CTT. 

Há ainda um outro caminho que é abrir uma conta exclusivamente online, em que tudo será tratado online e à distância, desde o passo inicial – a abertura – até todos os procedimentos e atendimentos durante a relação contratual.

Abra a conta no banco, optando pela via com a qual se sentir mais confortável e seguro, escolhendo uma destas opções:

  • uma conta exclusivamente online, em que a opção presencial não existe;

  • uma conta aberta online, mas com funcionamento mistohomebanking,  balcão, cartões virtuais e físicos;

  • uma conta iniciada ao balcão, mas com funcionamento mistohomebanking,  balcão, cartões virtuais e físicos.

  • Uma conta exclusivamente ao balcão.

No entanto, é importante saber que, na maioria das vezes, realizar o processo de abertura via online, assim como realizar a gestão diária online, poupa em comissões e outras taxas.

5 passos para abrir uma conta empresarial (e documentação necessária)

Os passos para abrir uma conta empresarial não são iguais em todas as instituições bancárias, apesar de ter exigências semelhantes, em parte impostas pelo Banco de Portugal, que supervisiona as instituições financeiras.

Assim, para abrir conta empresarial como Empresário em Nome Individual (ENI) tem exigências menores em relação à abertura de conta empresarial, para empresa constituída enquanto entidade coletiva. Neste último caso, a papelada aumenta.

Se ainda está na fase de constituição de empresa saiba como criar uma empresa em 2023.

Cinco passos para abertura de uma conta empresarial

1º passoPesquisa para encontrar e consultar o banco que melhor se adequa ao seu negócio. Tem opções exclusivamente online e exclusivamente ao balcão. Os serviços propostos, as taxas cobradas e o tipo de suporte ao cliente são fatores que podem pesar na decisão;

2º passo - Compilação da documentação necessária (veremos mais à frente quais os requisitos para a abertura de conta bancária);

3º passoContacto com o banco e esclarecimento de dúvidas

4º passoReunião presencial com um representante do banco ou início do processo online;

5º passo Aguardar a análise e decisão do banco acerca do pedido de criação de conta bancária.

O segundo passo mencionado anteriormente refere-se à compilação de documentação. É um momento importante deste processo e, por vezes, moroso, dependendo dos documentos exigidos por cada banco. 

Documentos necessários para abertura de conta bancária empresarial:

ENI
Empresa (Sociedade comercial)

Identificação do empresário através do cartão de cidadão

dentificação dos proprietários, sócios, diretores da empresa através do cartão de cidadão de cada um e do comprovativo de morada. Deve entregar também um comprovativo da situação profissional (recibo de vencimento, declaração de início de atividade, ou outro)

Comprovativo de morada comercial e de residência (fatura água, luz)

Cartão de Identificação de Pessoa Coletiva

Comprovativo de morada fiscal (se for diferente da residência)

Certidão de registo comercial, também chamada de certidão permanente (ou apresentação do código de acesso online)

Declaração de início ou reinício de atividade

Declaração de beneficiário efetivo

Apresentação do Modelo IRS (facultativo em alguns casos)

Contrato de constituição de sociedade, conhecido como pacto social

Ata de nomeação dos órgãos sociais, se existir

Balanço contabilístico dos resultados

Modelo de IRC

Tenha especial atenção aos prazos que envolvem a criação de uma empresa e a criação de conta empresarial

Por vezes, não são compatíveis e têm de encontrar-se soluções alternativas, mas legais. Por exemplo, para o depósito do capital social em tempo legal, 5 dias após a constituição da empresa, no caso de não conseguir criar a conta no banco nesse período, o depósito do capital terá de ser feito de outra forma.

Para entidades de natureza jurídica diferente – condomínios, associações, etc. - os documentos pedidos também poderão ser diferentes, como por exemplo as atas das assembleias.

Conta empresarial: o que valorizar na hora de escolher

Ao abrir uma conta empresarial tenha em conta a anuidade e as diversas comissões. O seu volume de transações e quantidade de serviços que usa influenciarão o valor das comissões a pagar. Algumas contas exigem saldo, outras podem funcionar com saldo a descoberto, mas que terá custos, obviamente.

Compare a oferta de mercado e analise qual responderá de forma mais eficiente às necessidades da sua empresa.


Depois da criação da empresa e da conta empresarial, está na hora de escolher o seu programa de faturação certificado.

Se o que o seu negócio necessita é um software de faturação descomplicado, a funcionar online, mas com toda a segurança e, ainda, certificado pela Autoridade Tributária, tem de experimentar o InvoiceXpress. Não tem compromissos ou fidelização e evolui com o seu negócio ao possibilitar-lhe uma faturação automatizada.


Sandra M. Gomes

A Sandra é entusiasta de comunicação, com formação em diversas áreas. Depois do jornalismo dedicou-se à produção de conteúdo digital e no papel. É dedicada ao trabalho, preocupada com o ambiente e apaixonada por gatos.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!