Como Manter a Motivação: Estratégias para Superar Desafios e Manter o Foco


Navegar no turbulento caminho do empreendedorismo exige mais do que coragem, requer estratégias sólidas para superar os desafios. Descubra como manter a motivação e o foco, enquanto garante o sucesso duradouro do seu negócio.

Ser um empreendedor ou dono de um negócio é um caminho repleto de desafios. Tem dias em que a gestão do negócio e as pressões dos prazos, dos clientes e das tarefas diárias podem parecer muros altos impossíveis de ultrapassar. Com um dia a dia desafiador, manter a motivação pode ser uma tarefa difícil

Por isso, decidimos juntar neste artigo algumas estratégias práticas para superar esses períodos de desânimo, como a gestão de stress, a definição de metas realistas, a construção de uma rede de apoio e mais.

Vamos a isso?

8 Dicas para ajudar a manter a Motivação no seu negócio/trabalho

1. Definir Metas Realistas

Estabelecer metas é essencial para os empreendedores, já que ajuda a ter uma noção clara da direção do negócio. No entanto, a chave está em definir metas que sejam realistas e mensuráveis, ou seja, possíveis de medir. 

Objetivos irrealistas criam frustração e destroem a motivação, enquanto que metas realistas e possíveis de medir proporcionam uma sensação de realização sempre que são alcançadas. A realização pessoal e profissional é um bom combustível ou motivação para continuar neste caminho.

Também costuma ajudar, dividir objetivos maiores em pequenas metas, para sentir o progresso contínuo e continuar motivado a alcançar o objetivo maior.

2. Cultivar Hábitos Saudáveis 

O que fazemos fora do trabalho também afeta a nossa performance profissional. Hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, exercício físico e sono de boa qualidade, têm um papel essencial na nossa motivação. 

Reserve tempo para cuidar do seu corpo e da sua mente, já que estes são fundamentais para enfrentar os desafios do empreendedorismo. A sua saúde mental e física é crucial para o seu sucesso a longo prazo.

3. Gerir o stress

Não sentir stress é uma missão quase impossível, principalmente para o dono de um negócio. O que pode fazer a diferença é a maneira como o gere. O que costuma fazer quando o stress começa a dominar o seu estado de espírito? Práticas de respiração, exercícios de relaxamento, ouvir música e pequenas pausas podem mudar completamente o seu dia

Quando não gerimos bem o nosso stress, criamos um efeito de bola de neve que culmina em períodos mais longos de falta de motivação e produtividade. Pequenos atos imediatos de gestão de stress podem contornar este problema.

4. Aprender a ser flexível 

O mundo dos negócios está em constante evolução, por isso, a sua capacidade de adaptação vai ser testada. Resistir à mudança só vai aumentar a sua frustração e levar o negócio à estagnação. 

Aprenda a ser flexível! Esteja aberto a ajustar estratégias, sempre que necessário. A adaptabilidade vai permitir carregar a sua responsabilidade como dono de negócio de forma mais leve, enquanto cresce e prospera, mesmo nos momentos mais difíceis.

5. Manter uma rotina

Estabilidade e previsibilidade são bons alicerces para manter a motivação. Quando o seu dia segue uma organização, torna-se mais fácil enfrentar desafios com uma mente clara e determinada. Ter também um bom equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal vai promover uma atitude mais positiva em relação ao trabalho.

Por isso, uma rotina equilibrada pode ser a sua melhor aliada. Respeitar horários de trabalho, fazer pausas regulares e deixar tempo para as suas atividades pessoais são algumas das coisas que deve ter em conta.

6. Alimentar a sua inspiração

Tira tempo para se envolver em atividades inspiradoras? Principalmente em trabalhos criativos isto torna-se um requisito, mas a verdade é que a exposição a novas ideias e experiências beneficia a todos os donos de negócios.

Livros, palestras, workshops, momentos de networking podem revitalizar a sua paixão pelo negócio e trazer-lhe novas perspetivas. Procure por eventos importantes da sua área de atuação e reserve na sua agenda momentos de estudo e de inspiração, talvez este seja o ponto diferenciador para manter a sua motivação alta.

7. Construir uma rede de apoio

O caminho de um empreendedor pode ser muito solitário, por isso ter uma rede de apoio faz todo o sentido.

Primeiro, não subestime o poder do suporte emocional de amigos e familiares, afinal, são quem o conhece melhor.

No entanto, o apoio de outros donos de negócios pode fazer a diferença. Partilhar experiências e conselhos com aqueles que passam pelo mesmo que nós, além de consolador, consegue ser muito enriquecedor. Pode aprender estratégias para lidar com os mesmos desafios e fortalecer a sua abordagem para os obstáculos do dia a dia. Durante tempos críticos, uma forte rede de apoio vai ajudá-lo a manter a motivação e o foco.

8. Celebre as pequenas conquistas

À medida que o negócio cresce, a tendência é olhar para os objetivos futuros, sem olhar para o que alcançamos no presente. As vitórias de hoje foram metas do passado, não é verdade? 

Pare para meditar sobre tudo o que já conquistou, todos os desafios que já superou. Celebre cada conquista, por mais pequena que seja. Vai perceber que a sua motivação vai aumentar e que vai conseguir manter uma mentalidade mais positiva. 


A jornada de um empreendedor é repleta de desafios, e manter a motivação não é fácil. No entanto, o que aprendeu? Para se manter motivado neste caminho turbulento dos negócios, precisa de implementar estratégias.

Defina metas realistas e mensuráveis para aumentar o seu senso de realização sempre que as alcança. Mantenha hábitos saudáveis, um bom equilíbrio na vida profissional e pessoal e construa uma rede de apoio sólida. Não se esqueça também de envolver-se em atividades inspiradoras que revitalizem a sua paixão pelo negócio e celebre todas as conquistas, mesmo as mais pequenas.

Lembre-se, a motivação é um caminho contínuo, e cada passo que der em direção ao seu crescimento pessoal e profissional vai contribuir para ser um empreendedor mais resiliente e bem-sucedido.


Mafalda Vasconcelos

Formada em Turismo, mas o digital e as redes sociais tornaram-se uma grande parte da sua vida. Tem sempre um sorriso para dar e sabe todas as letras das músicas que passam na rádio.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!