Como criar um email de apresentação que converta novos clientes


Um email de apresentação é, muitas vezes, o primeiro contacto de um negócio com potenciais clientes, sendo uma ferramenta utilizada pelas equipas comerciais para apresentar a marca, o produto ou serviço.

Abordar um potencial cliente por email é, simultaneamente, mais eficaz e desafiante. Isso, porque, baseia-se na conexão entre destinatário e marca e na capacidade de persuasão da equipa comercial ao apresentar uma situação benéfica para ambas as partes.

Um email de apresentação bem estruturado é capaz de angariar clientes, apresentar produtos e serviços, bem como gerar vendas. Para isso, apenas necessita ter uma estratégia e saber o passo a passo para a sua execução.

De forma a ajudá-lo a ultrapassar este desafio, trazemos-lhe um artigo dedicado a como criar um email de apresentação que converta novos clientes.   

O que é e para que serve um email de apresentação?

Tal como o nome indica, o propósito do email de apresentação é dar a conhecer a marca, produto ou serviço e, assim, iniciar comunicação com um potencial cliente, com o objetivo final de aumentar as vendas.

E como não há uma segunda oportunidade de criar uma boa primeira impressão, deve esmerar-se na sua elaboração.

A estrutura de um email de apresentação inclui:

  • assunto: que deve ser pertinente, atrativo e distinto.

  • introdução: as primeiras linhas que a lead vê, por vezes, ainda antes de abrir o conteúdo na sua totalidade. A introdução deve ser bastante incisiva quanto ao motivo por que o destinatário lhe deve conceder o seu tempo. Um texto de abertura aborrecido ou genérico pode levar a que o email seja ignorado ou excluído.

  • benefícios: aquela parte do email que deve ser bem clara e objetiva. Evite o tom de vendas e entregue valor, isto é, mostre de que forma o destinatário poderá beneficiar desta conexão.

  • call-to-action (CTA): uma única chamada de atenção, específica e clara relativamente à ação que é esperada por parte do potencial cliente.

Este é o formato base do email de apresentação. Todavia, temos nove dicas para criar uma mensagem de sucesso. Confira abaixo. 

Dicas para criar um email de apresentação eficiente que ajude a converter novos clientes

Escrever um email de apresentação até parece ser uma tarefa fácil. No entanto, como garantir que seja aberto e lido pelo destinatário? 

1. Selecione um assunto apelativo

Quantas vezes se sentiu impelido a abrir um email apenas pelo assunto do mesmo? Esse é, precisamente, o tipo de estratégia a utilizar num email de apresentação. Desperte a curiosidade do destinatário através de títulos inusitados, como:

"Hoje, o almoço é por minha conta"

"Posso pagar-lhe um café?"

“Os cinco erros que tem estado a cometer no seu negócio.”

Aqui, a criatividade é o fator-chave, mas lembre-se de que o conteúdo deve ser coerente com o título. Não adianta usar um chamariz e não entregar o que promete. Nem ser vago demais, levando o potencial cliente a ignorar o email por não entender do que se trata. 

2. Personalize a comunicação

Com a quantidade de informação a que somos expostos todos os dias, fazer os novos clientes sentirem-se especiais e únicos é um fator diferencial com grande potencialidade. A comunicação individualizada fá-los sentirem-se importantes para a empresa e conquista a sua confiança.

Para o ajudar a tratar eficazmente das listas de emails, utilize um software CRM e ferramentas de automação de marketing.

Emails com o nome próprio no assunto têm mais probabilidade de serem notados, do que mensagens genéricas e declaradamente de vendas. 

3. Redija uma introdução irresistível

As primeiras linhas do conteúdo devem ser sobre o cliente, os seus feitos e as suas dores, e não propriamente sobre si. É claro que se vai apresentar, mas na forma de resolução para um problema que aquela lead comporta, de forma a estabelecer relevância e instigar o destinatário a continuar a ler. 

4. Vá direto ao motivo do contacto

Apesar de já ter captado a atenção do destinatário, a janela de atenção é curta, por isso, vá direto ao assunto e deixe de parte a história da empresa. Opte por uma explicação pertinente em detrimento de todo um discurso institucionalizado. 

5. Entregue valor ao cliente

A lead precisa ver claramente os benefícios que a sua marca tem para oferecer. Dado que existe uma tendência natural de retribuir aquilo que nos agrega valor, ao criar uma boa experiência para o cliente, não só conseguirá conquistar a sua atenção e confiança, como fá-lo-á sentir-se na obrigação de lhe agradecer de alguma forma - gatilho da reciprocidade.

Por isso, antes de pedir, partilhe dicas de qualidade, que respondam às “dores” do seu público-alvo, esclareçam dúvidas e ensinem o leitor.

6. Não misture mensagens

Os melhores emails de apresentação são cordiais e concisos. Detalhes extra ao assunto principal desviam a atenção do potencial cliente e reduzem a probabilidade de conversão. A vontade de angariar clientes é grande, mas isso não pode ser sinónimo de sobrecarga de temas.

7. Inclua um apelo à ação (CTA)

Deixe claro qual o próximo passo a seguir. Inclua um call-to-action que indique o que pretende do leitor. Várias opções deixam as pessoas confusas, por isso, decida qual a prioritária e encaminhe-o nessa direção. 

8. Agradeça e assine

Depois do CTA, agradeça a atenção dispensada e assine. As assinaturas de email são verdadeiramente úteis e necessárias, e transmitem uma imagem profissional.

Toda e qualquer assinatura de email deve incluir um design clean e minimalista, o nome e endereço da empresa, contacto telefónico e ligações para as redes sociais.

9. Acompanhe e teste

Na eventualidade de o destinatário não abrir o email de apresentação, depois de ter aplicado todas as dicas que aqui partilhamos, envie um email de acompanhamento cativante e difícil de ignorar. Pode ser uma oferta, um desconto na primeira compra, links para artigos úteis, guias práticos, entre outros.

Outra opção é criar testes A/B do email de apresentação. Esta é uma excelente forma de validar a eficácia da sua comunicação com o público-alvo. Desta forma, consegue avaliar o formato mais eficiente, os CTA mais chamativos, o tom de voz adequado e o tipo de informação que contribui para a aquisição de novos clientes.  

Email de apresentação personalizado ou automático?

Personalizar um email significa usar informações dos destinatários para criar conteúdo diferenciado e humanizado. O email personalizado explora táticas simples, mas eficazes, como adicionar o nome do cliente ao assunto ou ao corpo de texto, de forma a criar empatia com o novo cliente. Quanto mais exclusivo parecer o conteúdo, maiores as taxas de abertura, de cliques, conversões e engagement.

Um email que consiga comunicar um problema com o qual o destinatário se identifica tem uma maior probabilidade de causar impacto. Funciona em bases de contactos reduzidas e negócios de pequena dimensão, mas à medida que a empresa cresce, torna-se difícil alterar manual e individualmente.

Já os emails automáticos são o método mais rápido para enviar um grande volume de mensagens, aumentando a produtividade do processo por redução do tempo necessário para a tarefa.

É um tipo de email que permite alguma personalização, mas que requer menos esforço individual por parte da equipa comercial. A mesma mensagem pode atingir dezenas de clientes em simultâneo. Esta estratégia é ainda mais funcional se utilizar ferramentas de CRM e de automação de marketing. 

A principal vantagem de um email de apresentação é poder dar-se a conhecer e explicar aos potenciais compradores por que devem escolher a sua empresa em detrimento de outras.

Já no caso de um programa de faturação online, uma das principais vantagens é estar sempre a par das alterações exigidas pela Autoridade Tributária. As atualizações do software de faturação certificado InvoiceXpress são gratuitas e atempadas, sem problemas ou custos de instalação. Experimente já durante 30 dias grátis.


Magda Santos

Profissional de Marketing Digital com foco em SEO, apaixonada por viagens, escrita, livros e fotografia. Navega pelo universo digital, enquanto explora diferentes lugares do mundo. O melhor capítulo da sua jornada de vida é o que se vai desenrolando ao lado da filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!