8 dicas para aumentar a sua rede de seguidores no Pinterest


O Pinterest é a segunda rede social que mais gera tráfego online. Saiba como crescer a sua rede de seguidores e aproveitar as vantagens da plataforma.

Depois de termos analisado o que é o Pinterest e como pode ser uma excelente ferramenta para vender, neste artigo vamos partilhar alguns passos simples para aproveitar o potencial desta rede social e aumentar os seus seguidores.

Porque deve aumentar a sua comunidade no Pinterest?

Segundo o estudo de tendências digitais para 2022 da DataReportal, o Pinterest tem mais de 2 milhões de utilizadores em Portugal, o que corresponde a cerca de 20% da população portuguesa. Com certeza concorda que é um número a ter em consideração ao criar a estratégia de marketing para o seu negócio.

Algumas das vantagens para a sua marca são:

  • Aumento da sua credibilidade e autoridade

  • Crescimento de tráfego no seu site

  • Melhor posicionamento nos motores de pesquisa

  • Mais vendas

8 dicas para aumentar a sua rede de seguidores no Pinterest

Maior tráfego no seu site e mais vendas são coisas que lhe interessam? Então continue a ler para descobrir 8 formas simples de fazer crescer a sua comunidade nesta rede social.

1. Defina os seus objetivos e o público-alvo

O primeiro passo para uma estratégia bem sucedida é a reflexão. Quais são os seus objetivos ao utilizar o Pinterest? Aumentar o tráfego do seu site ou, talvez, melhorar a notoriedade da marca? Escolha um ou dois objetivos principais que irão comandar as suas prioridades e ações. 

Também é importante que perceba qual é o público-alvo que pretende atingir. Idade, género, localidade, interesses, comportamentos e desafios são alguns pontos a ter em consideração.

Com estas duas informações, conseguirá guiar a sua criação de conteúdo de forma mais específica. Quanto mais específico for, maior a probabilidade de obter melhores resultados.

2. Utilize uma conta de empresa

Aproveite os benefícios da conta empresarial! Tem à sua disposição uma ferramenta de analytics para examinar os seus resultados, e ainda acesso aospins patrocinados, botão PIN IT erich pins que o ajudarão a crescer mais depressa.

Não é aconselhável misturar a sua conta pessoal com a da empresa, já que a sua audiência pode não partilhar dos mesmos interesses. 

3. Otimize o nome de perfil e descrição

O nome de perfil e descrição são acessíveis pelos motores de pesquisa do Pinterest, por isso, use o SEO em seu benefício. Os seus potenciais clientes pesquisam por palavras-chave relacionadas com os seus interesses e necessidades. Coloque as palavras-chave relevantes para o seu nicho nestes campos e irá alcançar mais pessoas.

Na descrição, tenha a especial atenção de mostrar qual é o propósito da página. Pergunte-se: O que faz a minha marca diferente das outras? Que soluções trago para os problemas dos meus seguidores? A resposta a estas perguntas ajudará a formular a descrição do perfil. Mas, lembre-se, seja conciso e vá direto ao assunto.

4. Conecte o seu site

Como já mencionámos, o Pinterest é um ótimo gerador de tráfego. Uma das formas de avaliar este efeito passa por reivindicar o seu site. Desta forma, qualquer pin criado a partir de um conteúdo do seu site terá a sua conta de Pinterest sempre associada.

Além disso, a plataforma certifica-se de que os seus pins originais têm prioridade em relação aos mesmos pins publicados por outras pessoas. Poder acompanhar e analisar o tráfego que está a ser gerado também é uma das vantagens.

Para usufruir deste recurso, carregue na seta ao lado da sua foto de perfil, “Definições”, “Contas reivindicadas” e siga as instruções.

Agora que já colocou o Pinterest a redirecionar para o seu site, também poderá fazer o contrário! Coloque um widget no seu site que permite aos seus visitantes criar um pin de forma mais fácil. Assim, em todas as imagens aparecerá um pequeno símbolo do Pinterest, onde os seus potenciais clientes poderão carregar para criar automaticamente um pin. De forma simples, o pin ficará logo com o link direto para o seu site e com os devidos créditos.

5. Faça bom uso das funcionalidades

Além dos pins habituais de imagem ou vídeo, experimente os pins de ideia e os rich pins. Cada um permite uma forma diferente de chegar aos seus potenciais clientes.

Os pins de ideia são como as tão conhecidas histórias do Instagram, com a vantagem de não desaparecerem após 24 horas. Este formato é ótimo para partilhar um tutorial passo a passo ou dicas sobre um assunto. Vídeos e imagens podem ser misturados, no entanto, deverá usar sempre conteúdo original, sem marcas de água. 

Já os rich pins, ou pins detalhados, são conteúdos sincronizados automaticamente do seu site. Ao ponto que, se houver alguma mudança no site, o pin também será atualizado. Para ativar esta funcionalidade terá que validar os pins detalhados.

Tenha também o cuidado de utilizar os tamanhos corretos para cada tipo de conteúdo e, sempre, com excelente resolução.

  • Pins de imagem - proporção 2:3, ou seja, 1000 x 1500. 

  • Pins de vídeo - duração de 15 segundos a 1 minuto, com a proporção 1:1, 2:3 ou 9:16

  • Carrossel - 2 a 5 imagens, com a proporção 1:1 ou 2:3

  • Pins de ideia - proporção 9:16

6. Otimize os seus pins

Todos os dias são adicionados milhares de pins e o Pinterest já conta com outros milhares de milhão. O que pode ajudá-lo a destacar-se? Como “vencer” o algoritmo do Pinterest? O SEO é de grande ajuda. Ao otimizar os seus pins poderá aparecer em melhor posição, tendo o seu conteúdo prioridade em relação aos outros.

Os títulos e descrições são usados pelo algoritmo para determinar a importância do seu conteúdo e, consequentemente, a sua posição. Mais uma vez, utilize as palavras-chave relevantes para a sua audiência, de modo a que o possam encontrar mais facilmente.

Procure ser específico! Por exemplo, será mais fácil ter bons resultados na pesquisa por “cortes de cabelo curto” do que simplesmente “cabelo”.

Estas mesmas práticas deverão ser aplicadas aos nomes dos álbuns ou pastas onde organiza os seus pins.

7. Seja constante!

Apesar de o Pinterest ser umas das redes sociais que mais impulsiona conteúdos antigos, continua a ser relevante mantermo-nos ativos. A própria plataforma aconselha um mínimo de 1 pin original por semana. Verifique quanto tempo tem disponível e mostre-se presente. É mais importante a constância do que a frequência

Dica extra: Poupe tempo ao utilizar a ferramenta de agendamento de pins do Pinterest. Ao criar um novo pin, escolha a opção “Publicar mais tarde”. Poderá agendar com cerca de 2 semanas de antecedência.

8. Interaja com outros utilizadores

Apesar de muitos ainda olharem para o Pinterest como um motor de pesquisa de referências e inspiração, a verdade é que ele não deixa de ser uma rede social. Estas plataformas foram criadas para socializar, por isso, interagir e mostrar-se ativo, vai colocar o algoritmo do Pinterest do seu lado. Como pode fazer isso? 

Faça re-pin de conteúdos de outros utilizadores que estejam relacionados com os temas fulcrais da sua marca. Outra boa estratégia consiste em procurar os seus concorrentes, ou seja, contas que explorem os mesmos temas, e interagir com os seus seguidores. Por outras palavras, faça re-pin ou comente conteúdos dos seguidores dos seus concorrentes


Ao tornar estas práticas um hábito regular, vai surpreender-se com a quantidade de novos seguidores que irão surgir. Nesse momento, a otimização de tarefas será ainda mais importante, para que se possa focar naquilo de que o seu negócio precisa.

Com isso em mente, o InvoiceXpress foi criado para descomplicar um procedimento, muitas vezes complexo e frustrante: a faturação. Este programa é ideal para faturar de forma simples e poupar tempo na gestão do seu negócio. Foque-se no que realmente é importante, nós simplificamos a gestão das suas faturas!


Mafalda Vasconcelos

Formada em Turismo, mas o digital e as redes sociais tornaram-se uma grande parte da sua vida. Tem sempre um sorriso para dar e sabe todas as letras das músicas que passam na rádio.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!