Black, gray e white hat SEO: qual usar e qual evitar na sua estratégia?


Há uma competição fervorosa para alcançar o primeiro lugar no Google. Por isso, algumas vezes são aplicadas técnicas para atingir mais depressa o resultado esperado. Descubra quais são as estratégias legítimas e quais são penalizadas pelo Google.

Alcançar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa é sinónimo de mais visibilidade, mais tráfego e, consequentemente, mais conversões. E para o ajudar a subir no ranking dos resultados de pesquisa, nada melhor do que entender e implementar eficazmente estratégias de SEO no seu site.

No complexo universo de SEO, existem várias técnicas disponíveis para ajudar a melhorar o posicionamento das páginas. Essas táticas são frequentemente classificadas pela comunidade de SEO em três categorias principais: white hat, black hat e gray hat.

Consoante o tipo de práticas aplicadas, os motores de pesquisa podem classificá-las como boas ou más. Isto é, da mesma forma que, nos filmes de cowboys, os heróis usavam chapéus brancos e os vilões usavam chapéus pretos, as técnicas de otimização são consideradas brancas (boas) ou pretas (más).

No entanto, no mundo do SEO, assim como na vida, não é tudo apenas preto ou branco, e existem práticas que se enquadram numa zona cinzenta e que podem gerar alguma controvérsia. Para compreender melhor essas diferentes abordagens, vamos então conhecê-las.

O que é white hat SEO?

White hat SEO diz respeito ao uso de práticas éticas e recomendadas para melhorar a classificação das páginas nas SERP (as listas de resultados de pesquisas feitas na internet). Estas técnicas estão em conformidade com as diretrizes dos mecanismos de pesquisa e focam-se na distribuição de conteúdo útil, relevante e de alta qualidade, direcionado para os utilizadores e não para bots.  

A característica distintiva do white hat SEO é essa mesma, centrar-se nas pessoas. Trata-se do desenvolvimento de conteúdo, design e usabilidade das páginas, e pesquisa e análise de palavras-chave de forma exaustiva e minuciosa. Tudo para que o site entregue uma resposta satisfatória, aos potenciais clientes, de forma natural.

As técnicas de white hat SEO incluem:

  • Otimização on-page: otimização de elementos da página, como títulos, meta descrição, imagens e texto, de modo a tornar o conteúdo da página fácil de interpretar quer pelos bots (motores de rastreio ou spiders dos mecanismos de pesquisa), quer pelos utilizadores. A estrutura da página deve ser lógica e direta, permitindo uma navegação fácil em poucos cliques. Isso ajuda a reduzir as taxas de rejeição e a manter os visitantes no site por mais tempo, fatores cruciais para o sucesso em SEO.

  • Link Building: ou a construção de uma boa rede de links, é uma estratégia que envolve a obtenção de hyperlinks de outros sites para o seu, de forma unidirecional, denominados de backlinks. O objetivo é indicar aos motores de pesquisa que o seu conteúdo é valioso e relevante.

Estes backlinks funcionam como votos de confiança e contribuem para aumentar a autoridade e a visibilidade do site nos resultados dos motores de busca. Para isso, estes links devem provir de fontes confiáveis e relacionadas com o seu nicho, de modo a serem considerados de qualidade. Algumas estratégias de link building incluem email marketing e marketing de conteúdo, incluindo guest posts

  • Marketing de Conteúdo: a partilha de conteúdo relevante e de alta qualidade para atrair e envolver os utilizadores, enquanto constrói a reputação da marca. Para os motores de busca, como o Google, conteúdo de qualidade é aquele que responde às necessidades do público e soluciona problemas. Está intrinsecamente relacionado com o ponto seguinte.

  • Pesquisa de palavras-chave: identificar palavras-chave relevantes e com um bom volume de pesquisa, e incorporá-las no conteúdo.

  • Melhoria da experiência do utilizador, otimização do design e da velocidade de carregamento da página (SEO técnico): estes são elementos essenciais para melhorar a classificação nos motores de pesquisa. Por isso, é fundamental garantir que os utilizadores desfrutem de uma experiência positiva e permaneçam no site, de forma a impulsionar a visibilidade e o tráfego orgânico

Vantagens e desvantagens de white hat SEO

Com white SEO constrói uma base sólida para o sucesso a longo prazo, aumenta a autoridade e confiança do site junto da audiência e dos mecanismos de pesquisa, e estabelece uma reputação online positiva e sustentável.

Todavia, as táticas de white hat SEO demoram mais tempo a alcançar resultados do que outras estratégias menos convencionais, e requer um esforço e investimento consistentes na criação de conteúdo de qualidade.

O que é black hat SEO?

Black hat SEO engloba o uso de técnicas manipulativas, que violam as diretrizes dos mecanismos de pesquisa, com o objetivo de fazer subir abruptamente as páginas de um site nos resultados de pesquisa. No fundo, é como fazer batota neste jogo de search engine optimization.

As estratégias de black hat SEO visam obter resultados de forma muito rápida, negligenciando a qualidade dos conteúdos e a experiência do utilizador. O uso destas práticas poderá resultar em penalizações, como uma queda drástica nos resultados de pesquisa, desindexação do site e, em casos extremos, a remoção definitiva da lista de resultados. 

Apesar de existirem várias marcas que já tiveram as suas páginas penalizadas pelo Google, a estratégia de black hat mais conhecida (e que correu mal) é a da BMW. Em 2006, o Google descobriu que a BMW tinha usado e abusado de técnicas de black hat SEO e, então, a marca foi completamente removida do índice do Google. Quer isso dizer que, se procurasse pela marca neste motor de pesquisa, não encontraria o site oficial. E isso ter-se-á traduzido na perda de um grande número de vendas. 

As técnicas de black hat SEO incluem:

  • Cloaking: consiste em apresentar diferentes conteúdos para os utilizadores e para os mecanismos de pesquisa, com a intenção de manipular as classificações e enganar os visitantes.

  • Doorways: páginas da web cujo principal objetivo é redirecionar o tráfego para outro site. Estas páginas são otimizadas para determinadas palavras-chave com volumes de pesquisa altos, para atrair visitantes. Todavia, posteriormente, redirecionam para outro destino completamente diferente.

  • Texto e links ocultos: práticas que envolvem inserir, numa página, conteúdo invisível para os visitantes, com o intuito de manipular os mecanismos de pesquisa. De que forma?

    • Ao usar texto da mesma cor que o fundo em que se inserem, tornando-o indetetável. 

    • Ao esconder texto atrás de uma imagem, tornando-o ilegível para os utilizadores.

    • Ao utilizar CSS para posicionar o texto fora do ecrã, tornando-o inacessível ao olho humano.

    • Ao definir o tamanho ou opacidade da fonte como 0, o que torna o texto invisível.

    • Ao esconder um link, associando-o apenas a um carácter, como um hífen, no meio de um texto.

  • Keyword stuffing:  é uma prática que consiste em sobrecarregar uma página da internet com um grande número de palavras-chave, de forma incoerente, com o propósito de ludibriar os motores de busca e, assim, ficar bem posicionado nos resultados de pesquisa.

Geralmente, há uma repetição excessiva das keywords num texto, o que origina conteúdos confusos e de baixa qualidade. Esta prática é considerada uma violação das diretrizes dos motores de pesquisa, uma vez que não fornece valor real aos internautas, e impacta a experiência de utilização negativamente. 

  • Comprar links ou fazer link farming: envolve a aquisição de hiperligações a partir de sites irrelevantes para o seu nicho e/ou sem relação com o seu conteúdo, numa tentativa de melhorar o posicionamento nos resultados. Além de não acrescentarem valor ao utilizador, ainda reduzem a credibilidade e a autoridade do seu site, porque são vistos como spam. 

Vantagens e desvantagens de black hat SEO

As vantagens do black hat SEO estão diretamente relacionadas com as desvantagens, pois apesar de se serem táticas que geram resultados rápidos, acarretam um alto risco de penalização. Além de não serem estratégias sustentáveis a longo prazo, podem resultar na abolição do site dos resultados de pesquisa, bem como prejudicar a reputação da marca e a confiança dos visitantes.

O que é gray hat SEO?

As técnicas de gray hat SEO estão numa área cinzenta entre o que é certo e errado. Não violam declaradamente as diretrizes dos motores de pesquisa, mas podem resultar em penalidades para o site, como cair algumas posições nos resultados ou ter as páginas banidas por um determinado período.

As técnicas de gray hat SEO incluem:

  • Compra ou venda de links: envolve comprar links de outros sites para aumentar a autoridade e a classificação do seu. Contrariamente à compra de links de baixa qualidade, que é considerada black hat SEO, a aquisição de backlinks de qualidade pode ser considerada gray hat SEO.

  • Duplicação de conteúdo: a duplicação de conteúdo, cujo texto sofre apenas algumas reformulações, é desencorajada e inclui-se no segmento de gray hat SEO. Todavia, a replicação de informações legais, como leis e regulamentos, por exemplo, é tolerada.

  • Compra de domínios expirados: adquirir domínios expirados pode ser uma estratégia eficaz para obter backlinks e redirecionar tráfego para um site. No entanto, é importante ter em consideração a qualidade e relevância desses domínios e, assim, determinar o sucesso da estratégia.

  • Uso de IA para a criação de conteúdo: o uso de inteligência artificial na criação de conteúdo pode ser visto como gray hat SEO, dependendo da qualidade e autenticidade do conteúdo gerado. Conteúdo de boa qualidade, direcionado para o leitor e que não viole direitos autorais é visto com bons olhos e pode ser aplicado à estratégia do negócio.

Vantagens e desvantagens de gray hat SEO

A grande vantagem que se destaca é a possibilidade de alcançar resultados mais rapidamente do que com white hat SEO, mas com menos riscos do que black hat SEO. No entanto, exige um esforço acrescido para ser eficaz e é uma estratégia difícil de manter a longo prazo.

SEO - Por que estratégia optar?

Portanto, e em resumo, as estratégias de white hat SEO são éticas, autênticas e comprovadamente eficazes, garantindo o sucesso a longo prazo na otimização para motores de pesquisa.

As técnicas de gray hat SEO são empregadas com o intuito de impulsionar mais rapidamente as classificações dos motores de busca, podendo ser um complemento à estratégia imediatamente antes.

Já as estratégias de black hat SEO são vistas como fraude e estão sujeitas a penalizações severas.

É, por isso, de extrema importância aderir às práticas aceites pelos motores de pesquisa, a fim de alcançar um sucesso sustentável e de longa duração em SEO.


Magda Santos

Profissional de Marketing Digital com foco em SEO, apaixonada por viagens, escrita, livros e fotografia. Navega pelo universo digital, enquanto explora diferentes lugares do mundo. O melhor capítulo da sua jornada de vida é o que se vai desenrolando ao lado da filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!